Arquivo da tag: questão agrária

Povo Batwa reivindica direitos e igualdade no Burundi

Os Batwa, uma minoria significativa na África Central, têm sido subjugados por séculos pelas etnias mais populosas. No Burundi, crianças Batwa frequentemente não são registradas e não possuem, portanto, direitos legais ou acesso a serviços sociais básicos. Um novo esforço está promovendo a participação política dos Batwa, na tentativa de defender seus direitos.

Povo Batwa ainda sofre com desrespeito a direitos, no Burundi.Reportagem de Christine Wambaa, produção da TV ONU, série “ONU em Ação”, junho de 2010.

Legendas: UNIC Rio. Vídeo original em inglês disponível aqui.

Diretor-geral da FAO participa do diálogo entre Brasil e África sobre a luta contra à fome

Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação - FAOBrasília, Brasil/Santiago de Chile, 10 de maio de 2010 – O diretor-geral da FAO, Jacques Diouf, participou hoje (10) da inauguração do Diálogo Brasil-África sobre Segurança Alimentar, Combate à Fome e Desenvolvimento Rural, que acontece em Brasília, Brasil, até quarta-feira (12). Em seu discurso, Diouf destacou a importância da Cooperação Sul-Sul, iniciativa lançada em 1996 pela FAO, para permitir que os países em desenvolvimento se beneficiem da experiência de outros países para estimular a produção e a produtividade.

A reunião, que foi inaugurada pelo presidente Luis Inácio Lula da Silva, contou com a presença de ministros africanos e brasileiros de agricultura e desenvolvimento rural, representantes de organizações internacionais como a FAO, FIDA e PMA e de instituições financeiras multilaterais como o Banco Mundial e do Banco Africano de Desenvolvimento.

Durante o Diálogo Brasil-África serão discutidas as ações realizadas pelo Brasil e África nas áreas de desenvolvimento rural e combate à fome, e se buscarão opções para aumentar a cooperação entre eles. A FAO vai desempenhar um papel chave para facilitar e promover a colaboração, além de buscar mecanismos para articular projetos e promover trabalho conjunto.

Referindo-se ao êxito do Fome Zero, o diretor-geral da FAO Jacques Diouf destacou que a estratégia tem contribuído para reduzir a pobreza e a insegurança alimentar de maneira significativa, estimulando o desenvolvimento da agricultura mediante uma série de ações e em várias frentes.

O diretor-geral da FAO lembrou que na Cúpula Mundial sobre Segurança Alimentar, realizada na sede da FAO em Roma, Itália, em novembro de 2009, o presidente Lula anunciou a intenção brasileira de apoiar os países africanos a desenvolver e implementar suas próprias versões do Fome Zero. “A FAO se satisfaz por estar associada com o processo que levou a esse encontro, e vai trabalhar em conjunto com as instituições brasileiras e africanas para implementar essa iniciativa. Contribuiremos com uma longa experiência e histórias de êxito em mobilizar recursos e conhecimentos técnicos para ajudar países membros a desenvolver seus setores agrícola e alimentar e conseguir a segurança alimentar”, concluiu o diretor-geral.

Durante o encontro, Diouf também entregou ao presidente Lula uma medalha da FAO em reconhecimento ao seu empenho na luta contra a fome.

Experiência da FAO na África

No que diz respeito à cooperação com a África, Diouf destacou que a FAO executa e apóia diversos projetos e iniciativas no continente, de modo que a organização tem uma experiência inestimável para catalisar a cooperação que se discute na reunião. Um exemplo concreto do trabalho da FAO no continente foi a elaboração do Programa Integral de Desenvolvimento da Agricultura Africana (CAADP, na sigla em inglês), que foi adotado pelos chefes de Estado e de Governo da União Africana em julho de 2003.

“Sua aprovação foi um passo fundamental na busca do desenvolvimento agrícola e segurança alimentar no Continente Africano”, disse Diouf, acrescentando que, para garantir a segurança alimentar, a agricultura africana deve aumentar significativamente sua produção nos próximos 40 anos.

Assessoria de imprensa da FAO

  • Representação da FAO no Brasil: Lídia Maia – (55 61) 3038-2270/ 8455-1289, lidia.silva[@]fao.org
  • Escritório Regional da FAO para América Latina e Caribe: Lucas Tavares – (562) 9232176, (569) 9802 7300, lucas.tavares[@]fao.org, RLC-Prensa[@]fao.org