Arquivo da tag: Universitários Pela Paz

UNIC Rio e UFRJ realizam 5ª edição do curso Universitários pela Paz

Direitos Humanos e Crimes Internacionais em pauta na 5ª edição do curso Universitários pela Paz

Começou na segunda-feira (21/1) a 5ª edição do “Universitários pela Paz – A ONU e as Questões Internacionais Contemporâneas”. O curso é fruto de uma parceria entre o Centro de Informação das Nações Unidas para o Brasil (UNIC Rio) e o Laboratório de Direitos Humanos da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

ATUALIZAÇÃO: Acesse no final da matéria as apresentações dos professores.

O curso de 60 horas, ministrado em duas semanas, reúne neste ano 50 alunos de graduação e pós-graduação de diversas instituições no Palácio do Itamaraty, no Rio de Janeiro, para debater o tema “Direitos Humanos e Crimes Internacionais”.

“A parceria com as Nações Unidas é extremamente relevante porque nos autoriza a manter este diálogo entre a universidade, as Nações Unidas e a sociedade civil”, acredita uma das coordenadoras da iniciativa, a professora Vanessa Batista Berner, da Faculdade Nacional de Direito.

Na conferência de abertura do curso, a Diretora do Departamento de Justiça do Ministério da Justiça, Fernanda dos Anjos falou sobre “O Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas” e lembrou que, assim como mostra a novela Salve Jorge, da TV Globo, não é fácil escapar dos exploradores:

“Situações de ameaça, às vezes física, às vezes até mesmo violência psicológica, são formas de exercício de poder sobre essas pessoas e nem sempre é simples conseguir fugir. Mas o importante é que, se a pessoa estiver no Brasil, procure as autoridades brasileiras. Se for um estrangeiro que estiver sendo vítima desse crime no Brasil, independentemente da sua condição migratória, procure as autoridades brasileiras e, se conseguir fugir, que chegue a uma autoridade, denuncie o caso para ser acolhido por uma rede de proteção e atenção.”

A recomendação para brasileiros no exterior é que busquem sempre o apoio das embaixadas ou consulados. Denúncias no Brasil podem ser feitas pelo Disque 100 ou Disque 180.

Assista abaixo à palestra de abertura – Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas:

Clique aqui para acessar a apresentação Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas
Fernanda dos Anjos (Diretora do Departamento de Justiça do Ministério da Justiça)

Sistema ONU no Brasil e no Mundo

Clique aqui para acessar a apresentação Sistema ONU no Brasil e no Mundo
Valéria Schilling (Ass. de Imprensa no Centro de Informação da ONU para o Brasil)

Teoria das Organizações Internacionais e ONU

Clique aqui para acessar a apresentação Teoria das Organizações Internacionais e ONU

Professor Luiz Felipe Osório (Defesa e Gestão Estratégica Internacional/Universidade Federal do Rio de Janeiro)

Conselho de Segurança, Corte Internacional de Justiça e o Direito Internacional Público

Clique aqui para acessar a apresentação Conselho de Segurança, Corte Internacional de Justiça e o Direito Internacional Público
Professor Luiz Felipe Osório (Defesa e Gestão Estratégica Internacional/Universidade Federal do Rio de Janeiro)

Tribunal Penal Internacional

Clique aqui para acessar a apresentação Tribunal Penal Internacional
Carlos Eduardo Adriano Japiassú (Universidade Federal do Rio de Janeiro/Universidade Estadual do Rio de Janeiro)

Dez anos de TPI

Clique aqui para acessar a apresentação Dez anos de TPI
Professora Luciana Boiteux (Faculdade Nacional de Direito / Universidade Federal do Rio de Janeiro)

Segurança internacional e prevenção da violência armada

Clique aqui para acessar a apresentação Segurança internacional e prevenção da violência armada
Tiago Haymussi Sales (Instituto de Economia / Universidade Federal do Rio de Janeiro)

Tortura e Terrorismo no Direito Internacional

Elidio Marques (Núcleo de Estudos em Políticas Públicas em Direitos Humanos/Universidade Federal do Rio de Janeiro)

A questão de gênero nas decisões dos tribunais penais internacionais

Clique aqui para acessar apresentação A questão de gênero nas decisões dos tribunais penais internacionais
Professora Camila Lippi (Laboratório de Direitos Humanos/Universidade Federal do Rio de Janeiro)

Por uma Política de Drogas mais Humana e Eficiente

Clique aqui para acessar a apresentação Por uma Política de Drogas mais Humana e Eficiente
Ilona Szabó de Carvalho (Secretariado da Comissão Global sobre Política de Drogas e Instituto Igarapé)

Novas Perspectivas e Reformas das Leis de Drogas

Renato Cinco (Vereador pelo PSOL no Rio de Janeiro)

Direitos Humanos e Justiça de Transição

Carol Proner (Comissão de Anistia do Ministério da Justiça/UNIBrasil)

Acesse aqui a programação do curso.

Curso ‘Universitários pela Paz’ prioriza política da América Latina

Quarta edição do programa, em parceria com a UFRJ e o UNIC Rio, também comemora o Ano Internacional dos Afrodescendentes; temas estão sendo debatidos ainda no Segundo Colóquio Internacional de Direitos Humanos.

Pedro Capello, do Rio de Janeiro, para a Rádio ONU (*)

Curso 'Universitários pela Paz' prioriza política da América Latina

A história e a política da América Latina são o tema da 4ª. edição do curso Universitários pela Paz, uma parceria entre a Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, e o Centro de Informação das Nações Unidas no Brasil, UNIC Rio.

De acordo com a professora Vanessa Oliveira Batista, que participa da iniciativa, a América Latina tem problemas comuns e é preciso encontrar soluções adequadas, do ponto de vista teórico e da busca de políticas públicas que efetivem direitos.

Pesquisa Regional

O início do curso coincidiu com a realização do 2º Colóquio Internacional de Direitos Humanos, que termina nesta sexta-feira. O evento, na Faculdade Nacional de Direito da UFRJ, é organizado pelo Laboratório de Direitos Humanos (LADIH) com o apoio do UNIC Rio.

Nesta entrevista à Rádio ONU, a professora Vanessa Oliveira Batista, explicou a importância da pesquisa regional nos estudos dos universitários brasileiros.

[audio:http://onu.org.br/img/1106104iunipaz.mp3]

“Nós temos no Brasil hoje um movimento neste sentido. Nós temos uma tendência a buscar respostas que sejam próprias, adequadas para a situação latino-americana. Aqui no colóquio, temos um colombiano que perguntou por que estudamos a Ruanda ou o Sudão? Eu folgo em dizer que meu grupo estuda Colômbia, Bolívia, Brasil. Por que? Porque é onde vivemos e a resposta que nós temos que dar com a pesquisa na Universidade é para cá”, afirmou.

Regimes autoritários

A abertura do 2º Colóquio Internacional de Direitos Humanos contou com a presença do representante regional do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos para a América do Sul, Amerigo Incalcaterra, do diretor do UNIC Rio, Giancarlo Summa, e da coordenadora do próprio evento, Vanessa Oliveira Batista.

Ao final da mesa, o assunto dominante do debate entre palestrantes e participantes foi a apuração e o esclarecimento público das violações de direitos humanos praticadas no contexto da repressão política ocorrida na América Latina durante o período de regimes autoritários na região.

Confira algumas fotos do evento clicando aqui.

(*) Apresentação: Mônica Villela Grayley, da Rádio ONU em Nova York.

III Curso Universitários Pela Paz termina com cerimônia no UNIC Rio

Foi realizado nesta quinta-feira (02/12) no Centro de Informação das Nações Unidas para o Brasil (UNIC Rio) o evento de encerramento da terceira edição do Curso Universitários Pela Paz, uma parceria entre a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e o UNIC Rio. Pela primeira vez, o curso teve entre os participantes estudantes de diferentes universidades públicas do Rio de Janeiro.

Ao abrir o evento, o Diretor do UNIC Rio, Giancarlo Summa, falou sobre a importância para as Nações Unidas das parcerias com a academia e, em especial, da educação na formação de cidadãos conscientes e responsáveis em um mundo em transformação.

Foto oficial das alunas e alunos do III Curso Universitários Pela Paz, realizado pela UFRJ e pelo UNIC Rio. Foto: UNIC Rio

Foto oficial das alunas e alunos do III Curso Universitários Pela Paz, realizado pela UFRJ e pelo UNIC Rio. Foto: UNIC Rio

Já a Coordenadora do Laboratório de Direitos Humanos (LADIH) da Faculdade Nacional de Direito da UFRJ, a professora Vanessa Oliveira Batista, aproveitou a ocasião para anunciar que a próxima edição do curso, que ocorrerá em julho de 2011, terá como foco as questões ligadas a gênero, etnia e raça em concordância com o Ano dos Povos Afro-descendentes, proclamando pela Assembleia Geral da ONU para 2011.

Sobre a importância da parceria entre universidades e as Nações Unidas, a professora destacou o fato de o curso permitir que os jovens tenham um conhecimento mais aprofundado sobre a ONU, sua origem e forma de atuação. Segundo ela, ao terminar o curso, “os estudantes ficam instrumentalizados, inclusive, pra fazer uma análise crítica desta atuação, como profissionais e como cidadãos que vivem num mundo em que a ONU tem uma enorme influência”.

Após as falas, os participantes visitaram as instalações do UNIC Rio e em seguida houve uma confraternização.

Confira entrevista com o estudante de Direito da UFRJ Vitor, de 21 anos, que participou do curso, e com a professora Vanessa Oliveira Batista, Coordenadora do LADIH.

[audio:http://canopus.teste.website/~unicrioorg/audio/encerramento_curso_entrevistas.mp3|titles=III Curso Universitários Pela Paz 2010|artists=UNIC Rio|width=100%]

Confira imagens do evento:

[nggallery id=8]