Painel sobre clima e ONU afirmam que análises independentes ajudam seu trabalho

Secretário-Geral Ban Ki-moon (à direita) recebe análise sobre as mudanças climáticas de Harold Shapiro. Foto: ONU.O Secretário-Geral, Ban Ki-moon, e o chefe do painel das Nações Unidas, encarregado de preparar relatórios científicos sobre o impacto das alterações climáticas, elogiaram ontem (30) o conteúdo de uma análise independente que solicita grandes mudanças na gestão e nos procedimentos que permitam ao grupo reforçar a qualidade das suas avaliações.

Em março, Ban e a presidente do Painel Intergovernamental para as Mudanças Climáticas (IPCC), Rajendra Pachauri, solicitaram a análise durante um intenso debate público sobre das alterações climáticas, bem como questões sobre a precisão dos relatórios do Painel.

“O relatório que estamos lançando hoje identifica e recomenda reformas fundamentais na estrutura de gestão do IPCC”, disse o co-presidente do InterAcademy Council (IAC) e diretor da Academia Real de Artes e Ciências da Holanda, Robbert Dijkgraaf, em entrevista coletiva na sede da ONU em Nova York.

“Esperamos que o documento de hoje ajude o IPCC a avançar de uma forma mais eficiente e transparente, já que realiza avaliações das mudanças climáticas futuras, tão importantes para ajudar o mundo a compreender, se preparar e responder às alterações climáticas”, disse Dijkgraaf.

Pachauri qualificou as recomendações “progressistas” e disse que os membros do IPCC as examinarão cuidadosamente em reunião plenária do Painel, que será realizada em outubro, em Busan, na República da Coreia.