Paquistão: agências da ONU solicitam $ 460 milhões para ajudar nas inundações

 Crianças e jovens deslocados de suas casas fazem fila para receber comida no campo de Jalala, Paquistão. Foto: ONUAgências de assistência das Nações Unidas e seus parceiros solicitaram hoje (11) cerca de 460 milhões de dólares para ajudar milhões de pessoas afetadas pelas inundações, no Paquistão, que mataram centenas de indivíduos e destruíram casas, terras agrícolas e grande parte da infraestrutura. O país estima que mais de 14 milhões de pessoas foram atingidas pela catástrofe.

“Temos uma enorme tarefa à nossa frente: entregar tudo que é necessário o quanto antes”, disse o Coordenador da Assistência Emergencial da ONU, John Holmes, no lançamento do plano de resposta humanitária na sede das Nações Unidas, em Nova York.

Ele acrescentou que o total de mortes até agora foi menor do que se comparado a outros desastres naturais desse tamanho, mas que o número de pessoas afetadas é extraordinariamente alto. “Se não agirmos rápido, muitas pessoas podem morrer devido a doenças e por falta de comida”, finalizou Holmes.

Até o momento, os doadores contribuíram com 47 milhões de dólares para as atividades de respostas humanitárias da ONU e seus parceiros, e 99,5 milhões de dólares foram prometidos. No entanto, ainda 300 milhões de dólares são urgentemente necessários.