Parceria entre ONU e Coreia do Sul incentiva transferência de tecnologias “verdes” para Camboja

A Organização das Nações Unidas anunciou nesta terça-feira (28/12) uma nova parceria com a agência de desenvolvimento internacional da República da Coreia para facilitar a transferência de tecnologias ambientalmente sustentáveis, tendo em vista auxiliar o combate à poluição no Camboja. O acordo assinado em Viena é o primeiro entre a Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial (UNIDO) e a Agência de Cooperação Internacional da Coreia (KOICA).

Segundo os termos, a KOICA fornecerá à UNIDO 900 mil dólares para um fundo que será usado na identificação, avaliação e priorização de focos de poluição e transferência de tecnologias ecologicamente sustentáveis para a região do Rio Mekong, no Camboja. O projeto ajudará a melhorar a qualidade da água e reduzir impactos negativos de atividades industrias através da introdução da abordagem integrada da UNIDO para a transferência de tecnologia ecologicamente sustentável.

O projeto de dois anos será implementado pela UNIDO em cooperação com o Ministério da Indústria, Minas e Energia e o Ministério do Meio Ambiente do Camboja. É financiado pela Parceria do Leste Asiático para o Clima, estabelecida pela República da Coreia em 2008 para auxiliar países em desenvolvimento no Leste Asiático que lidam simultaneamente com as questões do crescimento econômico e das mudanças climáticas.

A UNIDO, com sede em Viena, ajuda países em desenvolvimento a assegurar o crescimento sustentável, criando novos empregos enquanto protege o meio ambiente. A Organização também os ajuda a migrar para tecnologias limpas e implementar acordos ambientais, além de fornecer serviços e perícia na promoção de padrões de produção sustentáveis.

As atividades são parte dos esforços da agência para promover uma “indústria verde”, ou seja, que não cause danos ao meio ambiente.