Parceria UNESCO/Barcelona: cidades européias unem-se para deixar o racismo fora do jogo

Parceria UNESCO/Barcelona: cidades européias unem-se para deixar o racismo fora do jogoNo Dia Internacional pela Fim da Discriminação Racial, celebrado no dia 21 de março deste ano, a UNESCO lançou, em parceria com o Barcelona (clube de futebol da Espanha), a campanha Deixando o Racismo Fora de Jogo. Repercutindo essa campanha, três cidades-membro da Coligação Europeia de Cidades contra o Racismo – Nancy e Dunkerque, na França, e Graz, na Áustria – estão organizando atividades associando o esporte a luta contra a discriminação.

Dunkerque deu o pontapé inicial sediando a exposição “Des Noirs dan les Bleus”, que começou em maio e termina no dia 6 de junho. Realizada com a cooperação da Liga Internacional Contra o Racismo e o Anti-Semitismo (LICRA), a exposição conta a história dos jogadores negros que integraram a seleção francesa de futebol ao longo da história. A ideia dos organizadores é aumentar a consciência e estimular o debate sobre a questão da discriminação nos esportes e como isso afeta a sociedade.

Já em Nancy, uma série de atividades são previstas, inclusive uma exibição do filme “Invictus”, que gira em torno da relação entre o presidente sul-africano Nelson Mandela e o time nacional de rugby durante o período do fim da apartheid. A cidade também foi palco para uma conferência sobre discriminação que aconteceu no último dia 22 de maio. Várias personalidades políticas, acadêmicas e personalidades do mundo do esporte compareceram.

Recebendo a tocha, Graz organiza no dia 19 de junho um torneio de futebol para jovens, com o apoio da Comissão Austríaca para a UNESCO. O objetivo é promover encontros interculturais entre jovens com diferentes histórias de vida, num ambiente que conduza ao enriquecimento mútuo.