Programa da ONU busca aumentar efetividade da distribuição de alimentos em zonas de crise

Programa Mundial de Alimentos da ONU (PMA) busca aumentar efetividade da distribuição de alimentos em zonas de crise. Foto: www.wfp.orgNuma inovadora tentativa de assegurar que as pessoas mais famintas e vulneráveis às crises recebam alimentos, o Programa Mundial de Alimentos das Nações Unidas (PMA) está recorrendo à experiência das vanguardas nos negócios, ajuda humanitária e tecnologia. “Todo dia enfrentamos perigos e obstáculos na nossa busca para que a comida chegue a lugares que precisam de ajuda de forma segura e efetiva”, afirmou a Diretora Executiva do PMA, Josette Sheeran. O Programa leva alimentos a aproximadamente cem milhões de pessoas por ano.

“Eu quero trazer as melhores mentes do mundo – incluindo as dos negócios – para assegurar a máxima segurança e controle da cadeia de suplementos em ambientes voláteis e destruídos. Examinaremos os métodos tecnológicos mais avançados de monitoramento e distribuição”. Especialistas mundiais em logística do setor privado, incluindo o gigante do varejo Wal-Mart e a companhia de transporte TNT, junto com especialistas de ajuda humanitária como o ex-Coordenador de Emergência e Socorro das Nações Unidas, Jan Egeland, e militares focados em cadeias de suplementos estão reunidos com a equipe do PMA em Roma. “O PMA não escolhe onde quer trabalhar. É dirigido pelo princípio de chegar à fome em qualquer lugar onde ela esteja”, afirmou Sheeran. “Isto significa que não podemos evitar riscos, mas podemos manejá-los.

O Programa já possui um sofisticado sistema de distribuição de alimentos, que inclui avaliações detalhadas do número de pessoas famintas e sua localização; orientações contratuais rigorosas para identificar as companhias de transporte mais confiáveis; e métodos de encaminhamento do alimento da doação à distribuição. Mais informações, em inglês, disponíveis aqui.