Reforma no setor de segurança de países africanos é essencial, afirma representante da ONU

  Subsecretário-Geral de Operações pela Manutenção da Paz, Hervé Ladsous

O Conselho de Segurança da ONU debateu nesta quarta-feira (12/10) a necessidade de reformar o setor de segurança em diversos países africanos saindo de conflitos. O Subsecretário-Geral das Operações pela Manutenção da Paz, Hervé Ladsous, disse que tais reformas são crucias para garantir a estabilidade, reduzir a pobreza e promover a sustentabilidade.

Ladsous notou que uma parte significativa do apoio da ONU para Reformas do Setor de Segurança (SSR) estão direcionadas a países da África, mas a experiência mostrou que não pode haver uma abordagem única. Segundo ele, a Organização e seus parceiros devem ser adaptáveis e capazes de responder rapidamente às mais diversas situações.

O Subsecretário-Geral citou alguns exemplos das mais variadas e complexas ações realizadas pela ONU: treinamento e desenvolvimento de infraestrutura no Burundi, capacitação para gestão e supervisão das instituições de segurança na Libéria e desenvolvimento de políticas de segurança e estratégias nacionais para a Somália e Costa do Marfim.

Em um comunicado, o Conselho ressaltou a necessidade das Reformas reforçarem o progresso em outros setores. “Diante dos conflitos em curso na África, o Conselho de Segurança reitera a ligação entre a reforma do setor da segurança e o desenvolvimento socioeconomico, ressaltando que os esforços de reforma devem estar situados dentro do quadro mais amplo e mais abrangente de construção da paz”.

O comunicado também destacou a importância de melhorar a participação das mulheres na prevenção e resolução de conflitos, na manutenção da paz e nas forças de segurança. O órgão saudou ainda a parceria entre a ONU e a União Africana para o desenvolvimento de um quadro político continental das Reformas do Setor de Segurança.

0 pensou em “Reforma no setor de segurança de países africanos é essencial, afirma representante da ONU