Rendição de Gbagbo é “um passo muito importante no processo”, afirma ONU

Alain Le RoyA missão de paz das Nações Unidas na Costa do Marfim confirmou que o ex-Presidente Laurent Gbagbo se rendeu às forças leais ao Presidente eleito Alassane Ouattara e está atualmente sob sua custódia. “A Operação da ONU na Costa do Marfim (ONUCI) está fornecendo proteção e segurança de acordo com o mandato do Conselho de Segurança”, disse o porta-voz do Secretário-Geral.

O Subsecretário-Geral do Departamento de Operações de Paz da ONU, Alain Le Roy, disse a repórteres, após se reunir com os membros do Conselho de Segurança, que Gbagbo está atualmente em um apartamento no Hotel Golf em Abidjan, onde Ouattara e sua comitiva estavam baseados sob proteção da UNOCI desde que o resultado da eleição foi declarado. “Posso confirmar que o ex-Presidente e sua esposa estão no Hotel Golf […] A UNOCI foi acionada para garantir sua segurança”, disse Le Roy, acrescentando que depende de Ouattara decidir o que fazer com o seu antecessor .

Ele enfatizou que a operação militar da UNOCI contra as forças de Gbagbo de ontem (10/04) foi em resposta a seus ataques contra a ONU e contra civis em Abidjan. As forças de Gbagbo também bombardearam a residência de Ouattara durante o fim de semana.

Le Roy descreveu a rendição de Gbagbo como “um passo muito importante no processo”, mas acrescentou que “a crise ainda não acabou” no país do Oeste Africano.

“O Conselho de Segurança está satisfeito, disse Le Roy. Ele ressaltou que ainda há focos de resistência em Abidjan, mas a cidade está bastante tranquila.

O Subsecretário-Geral disse que o comandante da guarda republicana de Gbagbo havia contatado a ONU, afirmando que queria entregar suas armas. Cerca de 200 membros das forças de Gbagbo também se renderam à ONUCI, acrescentou.