República Democrática do Congo: ONU denuncia recrutamento de crianças por grupo M23

República Democrática do Congo: ONU denuncia recrutamento de crianças por grupo M23A Missão da ONU na República Democrática do Congo (MONUSCO) denunciou esta semana a crescente evidência de recrutamento forçado da população civil – em grande parte crianças – pelo grupo armado M23.
O chefe da MONUSCO, Roger Meece, disse que estes recrutamentos ocorrem principalmente na província de Kivu do Norte, leste do país, e aumentaram com a recente escalada de hostilidades entre grupos rebeldes e forças governamentais.
Casos documentados de recrutamento forçado desde abril somam mais de cem, 26 dos quais são crianças e jovens menores de 24 anos. No entanto, estima-se que os números sejam muito mais elevados, já que a maioria dos casos não é relatada.
Os recrutas são obrigados a carregar armas e munições por longas distâncias, assim como produtos obtidos em saques. Também são treinados em campos militares e obrigados a participar dos combates.
“Usar crianças e jovens em conflitos armados criará gerações treinadas para a violência e rasgará o tecido da sociedade congolesa”, disse Meece.
Neste contexto, o representante da ONU instou o M23 e todos os grupos armados que cessem imediatamente esta prática desumana.