Secretário-Geral da ONU lamenta perda de vidas em desastres na Indonésia

O Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon, disse hoje que lamenta profundamente a perda de vidas e a destruição de propriedades na Indonésia devido à erupção do vulcão Mount Merapi e ao tsunami que afetaram os residentes das Ilhas Mentawai. Ban estendeu suas condolências às famílias das vítimas dos desastres, que mataram, feriram e desalojaram centenas de pessoas.

“Temos conhecimento do trabalho que o governo da Indonésia está realizando para ajudar os afetados e expressamos a vontade das Nações Unidas em contribuir nesses esforços”, disse em declaração Ban.

A Diretora-Geral da Organização da ONU para Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), Irina Bokova, afirmou que o tsunami e o terremoto na Indonésia demonstraram a necessidade de melhoria na preparação contra catástrofes em comunidades litorâneas de regiões vulneráveis. Ela observou que o sistema de Mitigação e Alerta de Tsunami Oceânico da Índia funcionou com eficiência em relação ao terremoto, e a consequente tsunami, que atingiram a região recentemente.

Segundo ela, as mensagens de alerta não puderam ser enviadas com rapidez suficiente para proteger as populações nas Ilhas Mentawai. “Precisamos intensificar nossos esforços para garantir que as comunidades litorâneas próximas a zonas de tsunamis saibam o que fazer quando um terremoto acontecer”, apontou Bokova.

De acordo com o Escritório de Coordenação de assuntos Humanitários (OCHA), enquanto a assistência internacional oficial não foi solicitada, o governo da Indonésia saúda a ajuda de seus parceiros e das organizações internacionais que já estão no local trabalhando com as agências nacionais. Uma equipe de avaliação rápida da ONU está trabalhando nas áreas afetadas para ajudar o governo da Indonésia.