Secretário-Geral pede retorno do Estado de Direito na Tunísia

O Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon, expressou nesta segunda-feira (17/01) preocupação com os recentes atos de violência na Tunísia, onde civis vêm promovendo uma onda de protestos contra o aumento do preço das commodities, o desemprego e as limitações dos direitos fundamentais de liberdade. Além de provocar mortes, a onda de violência levou o Presidente, Zine El Abidine Ben Ali, a fugir do país na semana passada.

Atendendo a uma conferência em Abu Dhabi, Ban falou à imprensa sobre a situação do país africano, incitando o diálogo entre as partes envolvidas para retomar a estabilidade no país e resolver o conflito de forma pacífica. “Peço ao Governo e às partes interessadas que assegurem a restauração do Estado de Direito e que respeitem e acolham a vontade da população.”

O Secretário-Geral fez ainda um apelo para que a comunidade internacional apoie os esforços para restituir a democracia no país, ressaltando que os eventos recentes demonstram a urgência de atender as necessidades sociais e econômicas da população. “A Tunísia deve recuperar sua estabilidade o mais rápido possível, para seguir o caminho do desenvolvimento e da prosperidade”, completou.