Sessão temática no III Fórum da Aliança de Civilizações reúne jornalistas para discutir atual papel da mídia

“Afiando percepções, desafiando estereótipos – o papel da mídia hoje”. Esse foi o tema sobre o qual jornalistas de várias partes do mundo expuseram seus pontos de vista e trocaram ideias entre si e com a plateia, numa das sessões temáticas do III Fórum da Aliança de Civilizações, que aconteceu neste fim de semana no Rio de Janeiro. Todos os integrantes da mesa destacaram a importância da mídia na percepção dos mais diversos assuntos. Em princípio, houve consenso: é preciso relatar os fatos imparcialmente, esclarecer os contextos da notícia e tomar cuidado para não passar uma ideia errada aos leitores.

Randa Achmawi, Correspondente Diplomática Sênior do jornal egípcio Al-Ahram Hebdo, no entanto, atentou para o fato de que os jornalistas hoje não tem tempo para se informar sobre o assunto que estão cobrindo nem para escrever suas matérias. “Com o excesso de informação, os jornalistas de hoje não conseguem, por vezes, se informar sobre o assunto com o qual estão trabalhando. Isso atrapalha bastante no momento de fazer a matéria e passar ao leitor o que, de fato, acontece”, disse a correspondente.

A sessão contou também com a participação da plateia. Uma participante britânica questionou a ideia de imparcialidade defendida pela mesa. Segundo ela, que disse ter experiência no ramo, esse equilíbrio às vezes pode passar a impressão de uma falsa igualdade que não existe. Randa respondeu falando que a mídia deve ser sempre crítica, pois é essa sua obrigação. “O que a mídia não deve fazer é espalhar estereótipos”, salientou.

Por fim, a mesa discorreu sobre a importância das mídias sociais para conhecer outras realidades. Eles ressaltaram o impacto dessas mídias nos jovens, que são a base para o entendimento futuro entre as diversas culturas.