Sistema de alerta contra tsunamis idealizado pela ONU já funciona na costa do Oceano Índico

Vila de pescadores destruída no Sri Lanka após o tsunami de 26 de dezembro de 2004. Foto: UN Photo/Evan Schneider. 
Vila de pescadores destruída no Sri Lanka após o tsunami de 26 de dezembro de 2004. Foto: UN Photo/Evan Schneider. 

O sistema de alerta contra tsunamis idealizado pela ONU já foi testado e entrou em funcionamento no ano em que se completa uma década do desastre no Oceano Índico, que matou cerca de 250 mil pessoas e deixou rastros de devastação em doze países.
 
O projeto foi estabelecido sob os auspícios da Comissão Oceanográfica Intergovernamental da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Comunicação (UNESCO) e tem o objetivo de tornar os países costeiros do Oceano Índico melhor preparados na prevenção contra incidentes desse tipo no futuro. 

O exercício de simulação contou com a participação de 24 países e envolveu alertas nacionais de tsunamis, gerenciamento de desastres e organizações de reação a emergências. As notificações são emitidas da Austrália, Índia e Indonésia e, de acordo com resultados preliminares, foram recebidas por todos sem atrasos. 

Diversos países escolheram incluir o público geral no procedimento, realizando exercícios de evacuação nas áreas costeiras.

É importante, segundo o Presidente do Grupo de Coordenação Intergovernamental do Sistema de Alerta e Mitigação de Tsunami do Oceano Pacífico, Rick Bailey, que os países agora mantenham a educação da comunidade e a capacidade de reação que foram desenvolvidos.