Uma ONU mais verde

As atividades das Nações Unidas em 2009 causaram a emissão de um total de 1,7 milhão de toneladas de gases de efeito estufa, que são responsáveis pelo aquecimento global e os efeitos nocivos sobre o meio ambiente e a saúde humana.

A pesquisa faz parte de um relatório lançado nesta sexta-feira (01/04) que detalha as emissões de gases de efeito estufa pelo Sistema das Nações Unidas. Elaborado pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) o documento, intitulado “Em direção a uma ONU Neutra em Clima”, faz parte dos esforços da Organização para reduzir suas emissões destes gases.

De acordo com o relatório, o maior desafio para isto são as viagens de avião, já que elas foram responsáveis por mais de 50% das emissões da ONU em 2009. Cerca de 37% das emissões foram decorrentes do funcionamento dos prédios, e 13% dos veículos terrestres.

O relatório traz ainda informações sobre o progresso na implementação da Estratégia da ONU para um Clima Neutro, que compromete todas as agências, fundos e programas a estimarem suas emissões de gases estufa, realizarem esforços para reduzir tais emissões e analisarem os custos para a compra de créditos de carbono.

O Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon, afirmou que a melhoria no desempenho sustentável da Organização tornará o órgão mais eficiente e menos exposto aos riscos. “As Nações Unidas desempenharam um papel-chave para inserir a mudança climática na agenda internacional, e continuam apoiando os Estados-Membros em seus esforços para reduzir as emissões, fortalecendo a adaptação e respondendo a este grande desafio global. Por isso, o que exigimos dos outros, nós também devemos fazer.”