UNICEF leva água potável às famílias deslocadas no Tadjiquistão

UNICEF leva água potável às famílias deslocadas em Tadjiquistão. Foto ONUMais de três milhões de pessoas deslocadas pelas fortes enchentes do ano passado no sul de Tadjiquistão agora desfrutam dos benefícios da água potável segura, graças aos esforços do Fundo das Nações Unidas para as Crianças (UNICEF) e agências do governo nacional.

As enchentes, que afetaram dois terços do país, deslocaram milhares de pessoas, muitas delas de forma permanente. Famílias inteiras foram obrigadas a se realocarem em vilas com instalações adequadas para a saúde, mas sofrem com a falta de água. “Água potável é crítica para a sobrevivência das crianças e para o desenvolvimento, especialmente após desastres”, disse a representante da UNICEF no Tadjiquistão, Hongwei Gao. “Sem água potável e saneamento básico, diarreia e doenças provenientes da água se espalham com facilidade, afetando significativamente a vida de crianças e mulheres”.

Antes que o novo suprimento de água fosse construído, estas pessoas, principalmente crianças, procuravam água potável em vilas vizinhas e usavam água destinada à irrigação para tomar banho e para outras necessidades. Frequentemente as crianças bebiam desta água. A resposta da agência envolveu a distribuição de tanques e galões de água para estoque às famílias, disponibilização de instalações sanitárias temporárias, purificação da água e trabalhos de higiene e desinfecção.