UNIFEM apresenta ONU Mulheres para ministras da América Latina e Caribe

Em evento paralelo da 11ª Conferência Regional da Mulher, UNIFEM coloca em debate o empoderamento econômico das mulheres indígenas e negras.

O UNIFEM (Fundo de Desenvolvimento das Nações Unidas para a Mulher, parte da ONU Mulheres) promove nesta quarta-feira (14/7) em Brasília, na 11ª Conferência Regional da Mulher, café da manhã com ministras, parlamentares e altas autoridades dos mecanismos para as mulheres da América Latina e Caribe. O encontro será conduzido por Gladys Acosta, chefa do UNIFEM parta América Latina e Caribe, e deverá reunir cerca de 20 mulheres.

Durante o café da manhã, será apresentada a ONU Mulheres – Entidade das Nações Unidas para a Igualdade de Gênero e o Empoderamento das Mulheres, cuja criação foi anunciada no último dia 2 de julho, em Nova York, na Assembleia Geral da ONU. A organização, que estará em pleno funcionamento em Janeiro de 2011, vai unificar as quatro instâncias de mulheres da ONU: DAW – Divisão para o Avanço das Mulheres (criada em 1946), INSTRAW – Instituto Internacional de Pesquisas e Capacitação para a Promoção da Mulher (criada em 1976), UNIFEM – Fundo de Desenvolvimento das Nações Unidas para a Mulher (criada em 1976) e OSAGI – Escritório de Assessoria Especial em Questões de Gênero (criada em 1997).

ONU Mulheres nasce com a missão de acelerar o progresso e o atendimento das demandas das mulheres e meninas em todo o mundo. É resultado de anos de negociações entre Estados-membros da ONU e pelo movimento de defesa das mulheres no mundo. Faz parte da agenda de reforma das Nações Unidas, reunindo recursos e de mandatos de maior impacto. A expectativa é que a ONU Mulheres tenha um orçamento inicial de 500 milhões de dólares/ano, montante que representa o dobro do orçamento anual das quatro instâncias de mulheres das Nações Unidas.

ONU Mulheres terá duas funções principais: irá apoiar os organismos intergovernamentais como a Comissão sobre a Situação da Mulher na formulação de políticas, padrões e normas globais, e vai ajudar os Estados-membros a implementar estas normas, fornecendo apoio técnico e financeiro adequado para os países que o solicitem, bem como estabelecendo parcerias eficazes com a sociedade civil. Também ajudará o Sistema ONU a ser responsável pelos seus próprios compromissos sobre a igualdade de gênero, incluindo o acompanhamento regular do progresso do Sistema.

Mulheres negras e indígenas

Ainda na quarta-feira (14/7), das 13h às 14h30, UNIFEM, INSTRAW e CIM realizam o evento paralelo “Empoderamento econômico das mulheres indígenas e afrodescendentes da América Latina e Caribe”. O painel terá como expositoras Tania Tarqui, do Fórum Internacional das Mulheres Indígenas, e Tania Rodriguez, da Rede de Mulheres Afro-latinoamericanas, Afro-caribenhas e da Diáspora. O evento terá moderação da jornalista chilena Ernestina País.

“Que tipo de Estado? Que tipo de igualdade?”

A Conferência Regional sobre a Mulher da América Latina e do Caribe é um órgão subsidiário da CEPAL (Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe) e se realiza a cada três anos. Seu objetivo principal é proporcionar um fórum para o debate sobre os temas de gênero, apresentar recomendações de política pública e avaliar o cumprimento dos acordos e planos regionais, tendo em vista as necessidades das mulheres.

A 11ª da conferência é coordenada pela CEPAL e pela SPM (Secretaria de Políticas para as Mulheres). Traz como tema principal “Que tipo de Estado? Que tipo de igualdade?”, para o qual a CEPAL apresentará um documento em que são examinadas as conquistas e os desafios que os governos da América Latina enfrentam em relação à igualdade de gênero à luz das interações entre o Estado, o mercado e as famílias, que com uma adequada interrelação podem estabelecer as condições para renovar ou perpetuar as hierarquias sociais e de gênero. O evento se inicia hoje (13/7) e se encerra na sexta-feira (16/7), em Brasília, reunindo cerca de 800 mulheres da América Latina e Caribe.

Evento paralelo – Empoderamento econômico das mulheres indígenas e afrodescendentes da América Latina e Caribe
11ª Conferência Regional da Mulher
Data: 14 de julho de 2010 (quarta-feira)
Horário: das 13h às 14h30
Local: Hotel Royal Tulip Brasília Alvorada (SHTN, Trecho 01 Lote 1B – Bloco C) – Brasília/DF

UNIFEM Brasil e Cone Sul (parte da ONU Mulheres)
Isabel Clavelin e Mara Silva
(61) 3038.9287 / 8175.6315
[email protected] – www.unifem.org.br