Visitas e reuniões da ONU anuladas por causa da nuvem de cinzas na Europa

Desde quinta-feira, 15 de abril, várias visitas e reuniões da ONU tiveram de ser anuladas devido ao fechamento de inúmeros aeroportos na Europa por causa da nuvem de cinzas projetada para a atmosfera por um vulcão em erupção na Islândia.

Representantes dos países-membros do Conselho de Segurança das Nações Unidas que deveriam visitar Kinshasa, na República Democrática do Congo (RDC), entre 17 e 19 de abril, tiveram de adiar a sua visita, devido à intensificação do tráfego aéreo na Europa.

De igual modo, a Especialista Independente da ONU para os Direitos Humanos e a Pobreza Extrema, Magdalena Sepulveda, teve de adiar a sua visita ao Vietnã, prevista para o período de 20 a 29 de abril. Em doze anos, seria a primeira visita a este país de um perito independente da ONU.

A visita à Eslovênia da Relatora Especial da ONU sobre a Independência dos Juízes e dos Advogados, Gabriela Carina Knaul de Albuquerque, que deveria ocorrer entre 19 e 23 de abril, foi igualmente adiada.

Várias reuniões que se deveriam realizar em Genebra, na Suíça, foram também anuladas, como a Conferência das Nações Unidas sobre o Cacau, organizada pela Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (CNUCED).

As autoridades responsáveis pela segurança aérea proibiram os aviões de sobrevoar o espaço aéreo por causa dos riscos que as partículas de cinza poderiam representar para os reatores dos aviões.