“Nossa mensagem deve ser consistente e forte: não à violência. A hora de mudar é agora”, diz Secretário-Geral

O Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon, antecipou seu retorno para a Sede da ONU, em Nova York, para tratar da crise na Líbia. “A situação atual é imprevisível e pode seguir várias direções, muitas delas perigosas”, disse Ban ao justificar sua volta antecipada de Los Angeles. “É extremamente importante que a comunidade internacional se mantenha unida e aja em conjunto para assegurar uma transição rápida e pacífica.”

”Os responsáveis pela violência contra civis devem ser responsabilizados”, disse Ban em reação às declarações de Muammar al-Kadhafi, ontem, nas quais o líder da Líbia convocou seus aliados a lutarem contra os opositores de seu regime, que se estende por quatro décadas. O Secretário-Geral voltou a afirmar que eventos recentes no país demonstram claras violações aos direitos humanos.

Ban elogiou a decisão inédita da Liga Árabe de suspender a Líbia, bem como a declaração do Conselho de Segurança, que condenou uso da força e exigiu o fim imediato da violência, convidando o Governo a resolver as questões através do diálogo, respeitando os direitos humanos. Ele reiterou seu pedido aos líderes do Norte da África e do Oriente Médio que escutem a voz de seus povos.

“Seja na Líbia ou em qualquer outro lugar, nossa mensagem deve ser consistente e forte: não à violência. A hora de mudar é agora”. Ban acrescentou que as Nações Unidas estão prontas para ajudar nos desafios da transição.