Agência da ONU de Assistência aos Refugiados da Palestina tem novo comissário-geral

Foto: UNRWA
Foto: UNRWA

Após a sua nomeação pelo secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, em novembro de 2013, Pierre Krähenbühl assumiu no domingo, 30 de março, o cargo de comissário-geral da Agência das Nações Unidas de Assistência aos Refugiados da Palestina (UNRWA).

Pierre Krähenbühl dedicou 25 anos de trabalho para a ajuda humanitária, direitos humanos e trabalhos de desenvolvimento social. Possui longa experiência em trabalho de campo, bem como em posições de liderança. Nos últimos 12 anos, Pierre atuou como diretor de Operações do Comitê Internacional da Cruz Vermelha.

“É uma honra liderar uma Agência que desempenha um papel crucial no Oriente Médio, ajudando uma população tão importante. Os recentes acontecimentos no entorno da região estão tendo um profundo impacto sobre a vida dos beneficiários da UNRWA, que enfrentam uma das crises mais graves de proteção em toda a sua história. Isto representa um desafio que vou abraçar com determinação, realismo e humildade”, disse Krähenbühl.

O novo comissário-geral começou seu mandato como diretor de Operações da Cruz Vermelha em julho de 2002, supervisionando 12 mil funcionários que trabalhavam em 80 países. Foi responsável por organizar e responder a conflitos armados no Afeganistão, Iraque e Síria, entre outros. Entre 1991 e 1998, Pierre realizou trabalhos de campo para Cruz Vermelha em diversos países, incluindo El Salvador, Peru, Afeganistão, Bósnia-Herzegóvina.

Em sua declaração anunciando a nomeação de Krähenbühl, o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, destacou sua “riqueza de experiências, paixão e dedicação humanitária, desenvolvimento social e direitos humanos, juntamente com sua experiência de liderança estratégica em ambientes politicamente sensíveis e de alto risco”. Ban também expressou sua gratidão com o trabalho do comissário-geral anterior, Filippo Grandi, por sua “liderança e excepcional dedicação e compromisso com o povo palestino”.

Pierre Krähenbühl, de nacionalidade suíça, possui diplomas em Ciências Políticas e Relações Internacionais pela Universidade de Genebra. Ele é casado e tem três filhos.

Saiba mais sobre o trabalho da UNRWA em unrwa.org.br