Agências da ONU participam de mostra sobre experiências municipais de saúde

A Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS) no Brasil recebeu homenagem pela contribuição que tem dado para o aprimoramento do Sistema Único de Saúde (SUS) brasileiro. Foto: EBC
A Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS) no Brasil recebeu homenagem pela contribuição que tem dado para o aprimoramento do Sistema Único de Saúde (SUS) brasileiro. Foto: EBC

O Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) e a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) participam da comissão de organização da “14ª Mostra Brasil aqui tem SUS”, cujo objetivo é trocar experiências municipais bem-sucedidas no Sistema Único de Saúde (SUS), estimular, divulgar e valorizar ações municipais que inovem nas soluções visando à garantia do direito à saúde. A mostra é coordenada pelo Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS).

Durante toda a manhã e tarde de quinta-feira (13), 310 experiências selecionadas de todas as regiões do país serão apresentadas em 14 salas. O UNFPA fará menções honrosas para as melhores experiências municipais em sete categorias: saúde sexual e saúde reprodutiva, saúde sexual e reprodutiva de adolescentes e jovens, direitos reprodutivos e sexuais no contexto do zika vírus, planejamento reprodutivo/planejamento familiar, saúde materna, racismo e saúde, saúde da população negra. Conheça aqui os trabalhos selecionados que concorrem à premiação oficial e às menções honrosas.

Os vencedores da mostra, por região, vão receber 10 mil reais, e um município de cada estado do país terá sua experiência registrada em vídeo no formato documentário. Além da premiação por região e estados, 36 experiências serão premidas com medalha de reconhecimento, durante as rodas de conversa, dentro de categorias temáticas: Planejamento Local do SUS (2), Participação da comunidade na Saúde (2), Financiamento e o Fundo Municipal de Saúde (2), Gestão do Trabalho e da Educação da Saúde (3), Gestão da assistência farmacêutica no município (2), Administração Pública e Judicialização da Saúde no município (2), Atenção Básica (8), Vigilância em saúde no município (4), Promoção da Saúde (4), Rede de Atenção (4), Regulação do SUS no município (3). O público presente na sala das rodas de conversa também poderá votar, e as mais votadas receberão certificado de honra ao mérito.

Ainda na quinta-feira, a partir das 19h, acontecerá a abertura oficial do Congresso e a premiação de 10 mil reais aos autores das melhores experiências por região do país. As premiações temáticas da Mostra e as 13 experiências selecionadas pelo público presente nas salas de apresentação, bem como as premiações conferidas pelo UNFPA, acontecerão na sexta-feira (14), a partir das 17 horas, no auditório Alvorada. No sábado (15), durante a plenária final, serão anunciadas as experiências que serão documentadas no formato webdoc.

32º Congresso CONASEMS

O evento tem início nesta quarta-feira (12) com atividade em auditório exclusiva para os secretários municipais de saúde. Na sexta-feira (14), entre 9h e 12h, a mesa no auditório master traz para o centro das discussões a unificação dos blocos de financiamento do SUS.

O tema será debatido pelo Ministério da Saúde, Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS), CONASEMS, pelo professor de economia da saúde, Áquilas Mendes e pelo presidente do Instituto Rui Barbosa, conselheiro do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais, Sebastião Helvécio e por representante dos prefeitos.

Na tarde da sexta-feira, acontecerão atividades, mesas, oficinas, cursos, seminários sobre variados temas de interesse do SUS municipal. O encerramento do Congresso será no sábado (15) à tarde.