Ainda há muitos desafios para garantir os direitos das minorias, avalia Ban Ki-moon

Ban Ki-moon afirmou que permanecem muitos desafios em relação aos direitos das minorias. O Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon, reafirmou nesta terça-feira (27) o compromisso das Nações Unidas de responder às preocupações das minorias no mundo, notando que ainda há muitos desafios para assegurar que os direitos desses grupos sejam respeitados.

“Estou fortemente empenhado em assegurar que as preocupações das minorias sejam refletidas em nosso trabalho”, disse Ban em um vídeo exibido no Fórum das Nações Unidas sobre Questões de Minorias, em Genebra, na Suíça. O Fórum foi criado em 2007 pelo Conselho de Direitos Humanos da ONU como uma “plataforma para promover o diálogo e a cooperação sobre questões referentes às minorias nacionais ou étnicas, religiosas e linguísticas”.

Em sua quinta sessão, o Fórum foca ainda mais a implementação da Declaração das Nações Unidas sobre os Direitos das Pessoas Pertencentes a Minorias Nacionais ou Étnicas, Religiosas e Linguísticas, aprovada pela Assembleia Geral da ONU em 1992. “A Declaração estabelece padrões essenciais de direitos humanos para os muitos milhões de pessoas em todo o mundo que pertencem a pequenos grupos”, disse Ban.

O Secretário-Geral ressaltou a atuação da Rede das Nações Unidas sobre Discriminação Racial e Proteção das Minorias, lançada este ano, e que busca contribuir com o trabalho da ONU em relação aos pequenos grupos. Ban também citou o trabalho da Especialista Independente da ONU sobre Questões de Minorias, Rita Izsák, pelas suas informações ao Conselho de Direitos Humanos.