Ban e Secretária de Estado dos EUA discutem Oriente Médio

Secretária de Estado dos Estados Unidos, Hillary Clinton. Foto: ONU.O processo de paz no Oriente Médio e os esforços para renovar diálogos bilaterais entre israelenses e palestinos foram o foco das discussões de hoje (6) entre o Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon, e a Secretária de Estado dos Estados Unidos, Hillary Clinton. Ban Ki-moon, que está em visita oficial ao Japão, falou por telefone esta manhã, no horário do Japão, com Clinton sobre a situação no Oriente Médio.

Os dois representantes falaram sobre o papel do Quarteto Diplomático – que compreende a ONU, a União Europeia (UE), a Rússia e os EUA – para ajudar a impulsionar o processo de paz, segundo informação divulgada por um Porta-voz do Secretário-Geral. O Quarteto apoia o Mapa da Paz, um plano aprovado em âmbito internacional como solução para o conflito no Oriente Médio.

Israelenses e palestinos têm se envolvido em negociações indiretas e Ban e outros representantes da ONU manifestaram seu apoio aos dois lados, a fim de obterem participação nas negociações diretas para tentar chegar a uma solução duradoura para o conflito. O Secretário-Geral também informou a Clinton sobre os recentes diálogos mantidos entre ele e líderes da região.