Helicópteros ajudam vítimas das enchentes no Paquistão

Helicóptero com alimentos para milhares de pessoas desamparadas pelas enchentes. Foto: ONU.O Programa Mundial de Alimentos da ONU (PMA) começou a utilizar helicópteros no Paquistão para distribuir alimentos para as vítimas das enchentes, que de acordo com a organização chegam a 4,5 milhões de pessoas.

O governo paquistanês ofereceu ao PMA seis helicópteros para alimentar dezenas de milhares de pessoas espalhadas por todo o Vale do Swat, na província Khyber Pakhtunkhwa (KPK), a mais afetada pelas chuvas. “Neste cenário de devastação, com estradas cortadas e pontes destruídas, estes helicópteros são literalmente “salvadores de vidas”, já que são a única maneira de levar alimentos vitais para milhares de pessoas famintas e desesperadas”, disse a Diretora da agência, Josette Sheeran.

De acordo com o Escritório das Nações Unidas de Coordenação de Assuntos Humanitários (OCHA), o número de mortos já passa de 1.600, enquanto que o de pessoas afetadas já superou quatro milhões e continua crescendo.

O OCHA também informou que 100 mil casas foram destruídas, e 50 mil foram danificadas somente em KPK. Na vizinha província de Punjab, 25 mil casas foram destruídas e 48 mil danificadas. Até a data, o OCHA afirmou que 20 mil tendas foram distribuídas às famílias carentes, enquanto que 700 mil pessoas receberam água potável e 22 mil famílias, ajuda alimentar.