Ban expressa preocupação em relação a negociações de paz em Israel

Benjamin Netanyahu e Ban Ki-moonO Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon, voltou a manifestar sua preocupação com as atuais dificuldades no processo de paz entre Israel e os palestinos, durante conversa telefônica com o Primeiro-Ministro israelense, Benjamin Netanyahu. Ambos os líderes discutiram a recente onda de violência que afetam Israel, a Cisjordânia e Gaza. Ban Ki-moon disse que espera que Netanyahu “aja com sabedoria e moderação”, de acordo com comunicado emitido pelo seu porta-voz.

Netanyahu falou sobre sua preocupação sobre o possível envio de flotilhas humanitárias a Gaza, sublinhando que existem rotas em terra disponíveis para o envio de ajuda humanitária. O Secretário-Geral reiterou que Israel, por sua vez, deve tomar medidas significativas para pôr fim ao bloqueio da região.

Eles também discutiram os acontecimentos em curso no mundo árabe.

O mês passado foi marcado por um aumento da violência e das tensões nos territórios palestinos ocupados e em Israel. As negociações entre os dois lados estão paralisadas desde o final de setembro, devido à recusa de Israel em cessar a atividade de assentamentos nos territórios palestinos. Essa decisão levou o Presidente palestino, Mahmoud Abbas, a cortar as negociações diretas com Netanyahu, que haviam sido retomadas poucas semanas antes, após hiato de dois anos.