Ban faz novo apelo pelo fim da violência na Tunísia

Avenida Bourguiba, em TunisExpressando preocupação com a crescente violência na Tunísia, o Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon, pediu ao Presidente do país que realizasse todos os esforços possíveis para restaurar a paz e a estabilidade na região.

O Secretário-Geral pediu que fossem realizadas amplas consultas com a sociedade na Tunísia para estabelecer um governo interino, bem como eleições livres para que os tunisianos possam escolher livremente seus dirigentes. Ele também ressaltou que “a ONU está pronta para prestar assistência ao povo da Tunísia”.

Esta foi a segunda vez em poucos dias que Ban Ki-moon apelou ao diálogo entre todas as partes para resolver as diferenças de forma pacífica e para restaurar a estabilidade no país.

Na semana passada, o Presidente Zine El Abidine Ben Ali ter fugido do país, em meio a crescentes protestos e violência por parte de manifestantes insatisfeitos pelo aumento dos preços dos bens essenciais, falta de oportunidades de emprego, alegada corrupção e limitações sobre os direitos humanos e liberdades fundamentais.