Violência volta a eclodir em Darfur

Patrulha da UNAMID no Darfur do NorteO chefe da missão conjunta de paz das Nações Unidas e da União Africana em Darfur (UNAMID), Ibrahim Gambari, pede calma após os últimos confrontos na cidade de Nertiti, no estado de Darfur Ocidental.

A violência eclodiu em Nertiti, localizada a 63 quilômetros a leste da cidade de Zalingei, no domingo (09/01), após um funcionário do Serviço de Inteligência Nacional e de Segurança do Sudão (NISS) ter sido morto por atiradores não identificados. Após os disparos, as autoridades locais realizaram buscas nas casas dos suspeitos, provocando mais tensão e uma troca de tiros, provocando a morte de um policial e de um funcionário da NISS.

Uma equipe de avaliação UNAMID visitou o local após os distúrbios para recolher informações junto à população local, observando que várias casas foram queimadas e lojas do mercado local haviam sido fechadas. A situação agora está mais calma e UNAMID continua a sua verificação e patrulhas de rotina na área afetada.

Na sede da ONU em Nova York, o Conselho de Segurança disse que ficou profundamente preocupado com a escalada da violência em Darfur, incluindo o sequestro em 13 de janeiro de três membros do Serviço Aéreo de Ajuda Humanitária da ONU (UNHAS).

“Os membros do Conselho pedem a todas as partes que cessem as hostilidades imediatamente para garantir o pleno e livre acesso dos membros da UNAMID em toda a zona da missão, e para permitir que trabalhadores humanitários possam prestar assistência aos necessitados”, disse o Presidente do órgão no mês de janeiro, Embaixador Ivan Barbalic da Bósnia-Herzegóvina.