Ban pede completa eliminação das armas químicas

Ban pede completa eliminação das armas químicasMarcando o Dia em Memória de todas as Vítimas de Armas Químicas, o Secretário-Geral Ban Ki-moon pediu ao mundo que leve adiante os progressos realizados até agora, no sentido da completa eliminação das armas químicas, e que promova a convenção internacional proibindo a sua utilização e armazenamento.

“Este dia de recordação anual, marcando o aniversário da entrada em vigor da Convenção sobre Armas Químicas, em 1997, é uma oportunidade para prestar homenagem às vítimas da guerra química e reafirmar a condenação da comunidade internacional a uma arma desumana de destruição em massa”, disse Ban em mensagem.

Segundo o Secretário-Geral, a convenção incorporou a determinação de Estados e povos em eliminar definitivamente a ameaça e promover um mundo onde a química é utilizada exclusivamente para o benefício da humanidade. “Nesse espírito, a Assembleia Geral da ONU declarou 2011 o Ano Internacional da Química, a fim de comemorar a química como uma ciência da paz e do progresso”.

Importantes progressos foram feitos na aplicação das disposições da Convenção e no cumprimento do mandato confiado à Organização para a Proibição de Armas Químicas, lembrou. A convenção tem agora 188 Estados-Membros, tendo quase todos estabelecido uma autoridade nacional para assegurar a plena e efetiva implementação nacional da Convenção.