Campanha social ACNUR premiada em Festival ‘O Olho de Ibero-América’

Crianças calçam sapatos dos refugiados em Brasília. (ACNUR)

O Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR) ganhou Ouro na categoria de Relações Públicas na 15ª edição do prestigiado Festival Internacional ‘O Olho de Ibero-América 2012‘ com a campanha“Calce o sapato dos refugiados e dê um primeiro passo para entender sua situação”.

O prêmio foi entregue na noite de terça-feira (14), em Buenos Aires. Esta categoria do festival premia o uso inovador e criativo de qualquer forma de publicidade não paga e a geração de mensagens que comuniquem credibilidade, conscientização e reputação.

A campanha foi lançada pelo ACNUR em dezembro de 2010 em vários países da América Latina e Europa, entre eles Brasil, Colômbia, Costa Rica, México e Suíça, com o objetivo de promover a convivência e a solidariedade da sociedade com refugiados e outras populações de interesse do ACNUR, como os deslocados internos. A campanha convidada a população a calçar sapatos de refugiados e incluiu depoimentos de celebridades como Enriques Iglesias, James Blunt, Iker Casillas e o Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-Moon.

A criação da campanha, desenvolvida gratuitamente por publicitários colombianos, girou em torno de um objeto que a maioria das pessoas usa todos os dias: os sapatos. A mensagem foi difundida por meio de um site na internet (www.ensuszapatos.org), com muitas histórias individuais de pessoas deslocadas e refugidas, materiais impressos e mídias sociais. Mais de 300 caixas de sapato também foram enviadas a importantes representantes do setor privado acompanhadas de uma história de uma pessoa refugiada ou deslocada para causar uma adesão direta à problemática.

Nos diversos eventos relacionados à campanha, o público era convidado a calçar os sapatos de refugiados e deslocados. Os participantes também eram fotógrafos. Estas atividades aconteceram em diversos ambientes, como o Ministério da Justiça do Brasil (durante um encontro regional de países sobre proteção de refugiados) e estações de metrô de São Paulo, além de eventos como a Feira Literária de Bogotá, o Evento 40 (em Madri) e festivais culturais.

Após um ano de divulgação de mensagens de apoio à comunidade deslocada e refugiada e com apenas US$ 100 de orçamento, a campanha “Calce o sapato dos refugiados” atingiu quase 500 mil pessoas e gerou mais de 1,2 milhão de adesões nas redes sociais do ACNUR. Uma ideia simples, com uma grande audiência.

“Ficamos honrados em saber que o trabalho do Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados em difundir a grave situação de 43 milhões de deslocados e refugiados no mundo seja reconhecido por este prestigiado festival internacional, onde mais de cinco mil peças publicitárias foram apresentadas”, afirmou a Oficial Regional de Informação Pública do ACNUR para as Américas, Francesca Fontanini. ‘O Olho de Iberoamérica’ é um dos festivais mais importantes da indústria da publicidade nos países ibero-americanos, tanto pela qualidade e prestígio dos seus prêmios como também pela quantidade de peças inscritas.

“Estendemos nossos agradecimentos a todos os colaboradores que participaram do processo de criação, implementação e difusão da campanha, de maneira gratuita, e que com grande espírito de solidariedade, ajudaram a conscientizar a sociedade civil sobre esta temática humanitária”, completou Francesca.