Candidatos à direção da FAO definem agendas

Os seis candidatos nomeados para o cargo de Diretor Geral da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) definem nesta quinta-feira (13/04) suas propostas de programas e projetos, na sede da agência em Roma (Itália).

A escolha do novo Diretor Geral, que vai suceder Jacques Diouf no final deste ano, será feita em uma conferência com os 191 Membros da FAO, de 25 de junho a 2 de julho, também em Roma. O próximo chefe – o sétimo desde a criação da FAO, em 1945 – cumprirá o mandato desde janeiro de 2012 até 31 de julho de 2015, e poderá ser reeleito para um mandato de mais quatro anos.

Entre os candidatos está o brasileiro José Graziano da Silva, atual Assistente do Diretor Geral da FAO e Representante Regional para a América Latina e o Caribe. Ele também foi coordenador do Programa Fome Zero durante o governo do ex-Presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Os outros candidatos ao cargo da FAO são: Franz Fischler (Áustria), Indroyono Soesilo (Indonésia),Mohammad Saeid Noori Naeini (Irã), Abdul Latif Rashid (Iraque) e Miguel Ángel Moratinos Cuyaubé (Espanha).