Comissão europeia apoiará agência da ONU para refugiados palestinos com 11 milhões de euros

Filippo Grandi, Comissário-Geral da Agência das Nações Unidas de Assistência aos Refugiados Palestinos (ONU/Devra Berkowitz)O departamento de Ajuda Humanitária e Proteção Civil da Comissão Europeia (ECHO) contribuirá com 11 milhões de euros — correspondente a cerca de 14,3 milhões de dólares — para apoiar o trabalho das Nações Unidas de assistência aos refugiados palestinos na Síria, no Líbano e nos Territórios Palestinos ocupados, afirmou na sexta-feira (5) a agência da ONU encarregada do tema.

“O apoio ao planejamento de emergência em todos estes campos de atuação não poderia vir em um momento mais crítico“, afirmou Filippo Grandi, Comissário-Geral da Agência das Nações Unidas de Assistência aos Refugiados Palestinos (UNRWA). “O ECHO tem sido um forte parceiro da ajuda humanitária aos refugiados da Palestina por mais de uma década”.

Dos 11 milhões de euros, 1,5 milhão financiarão o trabalho da UNRWA na Síria, onde cerca de 225 mil refugiados palestinos foram diretamente afetados pela violência que matou mais de 18 mil de pessoas, a maioria civis, desde que a revolta contra o regime do presidente Bashar al-Assad começou no ano passado.

Seis milhões de euros serão usados para fornecer ajuda alimentar em Gaza, especialmente para distribuição para escolas dirigidas pela agência. A ajuda vai chegar a cerca da 735 mil refugiados, informou a UNRWA. Um adicional de dois milhões de euros serão gastos em um programa de criação de empregos para aliviar as dificuldades econômicas para 26 mil famílias de refugiados na Cisjordânia.