Conselho de Segurança da ONU estende presença no Iraque por mais um ano

Ad Melkert, Representante Especial do Secretário-Geral da ONU para o Iraque. Foto: ONU.O Conselho de Segurança estendeu nesta quinta-feira (5) por mais um ano o mandato da Missão das Nações Unidas que está ajudando o Iraque no esforço de construção de uma nação segura, estável e próspera e pediu aos líderes do país que intensifiquem seus esforços para formar um governo inclusivo nacional. A Missão, conhecida como UNAMI, é encarregada de ajudar o governo iraquiano em áreas como eleições, reconciliação, resolução de litígios de fronteiras, direitos humanos e as preocupações humanitárias, bem como a reconstrução e o desenvolvimento.

Na resolução 1936, adoptada por unanimidade, o Conselho decidiu que a UNAMI permanecerá em vigor até 31 de julho de 2011, conforme recomendado pelo Secretário-Geral Ban Ki-moon, em seu relatório mais recente sobre a Missão. O corpo de 15 membros também destacou que “desafios de segurança no Iraque ainda existem e que as melhorias devem ser apoiados através de significativo diálogo político e unidade nacional”. 

No relatório de Ban Ki-moon, que foi tornado público no início desta semana, ele pediu aos líderes políticos do Iraque que trabalhem em conjunto por meio de um processo para formar um novo governo, ainda pendente cinco meses após a realização de eleições legislativas.

Ad Melkert, Representante Especial do Secretário-Geral da ONU para o Iraque e chefe da UNAMI, pediu aos líderes iraquianos “um maior sentido de urgência” e que trabalhem juntos para chegar a um acordo por meio de um processo inclusivo. O Conselho, na resolução aprovada nesta quinta-feira (5), também ressaltou a necessidade de todas as comunidades no Iraque participarem do processo político do país.