Conselho de Segurança revoga sanções contra Serra Leoa

O Conselho de Segurança revogou ontem (29) o embargo de armas e outras sanções impostas sobre Serra Leoa há mais de 12 anos, durante a guerra civil que deixou pelo menos 75 mil pessoas mortas e muitos mais mutilados. A decisão do Conselho de acabar com as sanções previstas na Resolução 1171, de 1998 chega apenas semanas depois de o Governo da Serra Leoa pedir que as medidas fossem revogadas.

Numa resolução aprovada por unanimidade, o corpo de 15 membros se disponibilizou a pôr fim às medidas “uma vez que o controle do Governo de Serra Leoa foi totalmente restabelecido em todo seu território, e quando todas as forças não-governamentais foram desarmadas e desmobilizadas”. Em decisão a parte, o Conselho prorrogou o mandato do Escritório Integrado de Consolidação da Paz na Serra Leoa (UNIPSIL) por mais um ano, até 15 de setembro de 2011.

O Conselho decidiu que o UNIPSIL, no próximo ano, sob a chamada Visão Conjunta do Sistema da ONU, deve se concentrar em ajudar o Governo com os preparativos para as eleições de 2012, além de se concentrar na prevenção e mitigação de conflitos, nos esforços para combater o desemprego juvenil e promover a boa governança, e os direitos humanos, entre outras áreas. Ele também apelou ao Governo, com o apoio do UNIPSIL, para intensificar os esforços para combater a corrupção, melhorar a prestação de contas, e promover o desenvolvimento do setor privado gerando riqueza e oportunidades de emprego.