Grupo de Pessoas Eminentes impulsionará auxílio às nações mais pobres do mundo

O Secretário-Geral Ban Ki-moon acaba de anunciar a criação de um Grupo de Pessoas Eminentes para aconselhar sobre o apoio necessário para ajudar as nações mais pobres do mundo a alcançar suas metas de desenvolvimento, frente à grande conferência internacional sobre os países menos desenvolvidos (PMD) marcada para o próximo ano.

O Grupo é composto por 10 membros escolhidos por seu “elevado nível internacional, experiência e forte compromisso para o desenvolvimento global”, disse o Porta-voz de Ban em uma declaração. O Grupo vai aumentar a consciência pública e construir forte comprometimento político de apoio aos 49 PMD mundiais em áreas-chave, incluindo comércio, investimento em tecnologia, assistência oficial ao desenvolvimento e adaptação aos efeitos das alterações climáticas.

A formação do grupo se dá antes da Quarta Conferência das Nações Unidas sobre os Países Menos Desenvolvidos (PMD) que terá lugar em Istambul, na Turquia, de 30 de maio a 3 de junho de 2011.

A Conferência de Istambul vai estimar a aplicação do Programa de Ação de Bruxelas para os Países Menos Desenvolvidos, adotado em 2001, que busca acordo na nova geração de medidas para a ajuda internacional para os PMD. O Programa tem 10 anos de duração e apresenta medidas para que PMD, com apoio das nações industrializadas, reduzam sua pobreza e alcancem o desenvolvimento sustentável. Ele inclui compromissos específicos sobre boa governança, reforço do papel do comércio no desenvolvimento, redução da vulnerabilidade às catástrofes naturais, proteção do meio ambiente, mobilização de recursos financeiros e rápida implementação de medidas para reduzir as dívidas dos países pobres.

Funcionários da ONU, incluindo Ban e o Alto Representante para os Países Menos Desenvolvidos, Países em Desenvolvimento sem Litoral e Pequenos Estados Insulares em Desenvolvimento, Cheick Sidi Diarra, destacaram a necessidade de um forte apoio internacional para ajudar os PMD a alcançarem os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), o acordo global de oito metas para reduzir a pobreza e outros males sócio-econômicos até 2015.

Co-presidido por Alpha Oumar Konaré, ex-Presidente de Mali, e Jacques Delors, ex-Presidente da Comissão Europeia, o Grupo de Pessoas Eminentes inclui o Fundador e Presidente da BRAC, Sir Fazle Hassan Abed; a Presidente-Fundadora do Centro para o Desenvolvimento Global, Nancy Birdsall; o Vice-Presidente e Diretor de Economia Global e Desenvolvimento da Brookings Institution e ex-Chefe do Programa de Desenvolvimento da ONU (PNUD), Kemal Dervis; e o Presidente e CEO da Wolfensohn & Company e ex-Presidente do Banco Mundial, James Wolfensohn.

Também fazem parte do Grupo o Presidente da Sumitomo Chemical Company Ltd., Hiromasa Yonekura; o Membro do Parlamento Europeu e ex-Comissário Europeu para Desenvolvimento e Ajuda Humanitária, Louis Michel; o Vice-Governador do Banco de Uganda e ex-Diretor-Executivo do Banco Mundial, Louis A. Kasekende; e o Professor Honorário do Instituto de Estudos para o Desenvolvimento da Universidade de Sussex, Sir Richard Jolly.