Curso ‘Universitários pela Paz’ prioriza política da América Latina

Quarta edição do programa, em parceria com a UFRJ e o UNIC Rio, também comemora o Ano Internacional dos Afrodescendentes; temas estão sendo debatidos ainda no Segundo Colóquio Internacional de Direitos Humanos.

Pedro Capello, do Rio de Janeiro, para a Rádio ONU (*)

Curso 'Universitários pela Paz' prioriza política da América Latina

A história e a política da América Latina são o tema da 4ª. edição do curso Universitários pela Paz, uma parceria entre a Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, e o Centro de Informação das Nações Unidas no Brasil, UNIC Rio.

De acordo com a professora Vanessa Oliveira Batista, que participa da iniciativa, a América Latina tem problemas comuns e é preciso encontrar soluções adequadas, do ponto de vista teórico e da busca de políticas públicas que efetivem direitos.

Pesquisa Regional

O início do curso coincidiu com a realização do 2º Colóquio Internacional de Direitos Humanos, que termina nesta sexta-feira. O evento, na Faculdade Nacional de Direito da UFRJ, é organizado pelo Laboratório de Direitos Humanos (LADIH) com o apoio do UNIC Rio.

Nesta entrevista à Rádio ONU, a professora Vanessa Oliveira Batista, explicou a importância da pesquisa regional nos estudos dos universitários brasileiros.

[audio:http://onu.org.br/img/1106104iunipaz.mp3]

“Nós temos no Brasil hoje um movimento neste sentido. Nós temos uma tendência a buscar respostas que sejam próprias, adequadas para a situação latino-americana. Aqui no colóquio, temos um colombiano que perguntou por que estudamos a Ruanda ou o Sudão? Eu folgo em dizer que meu grupo estuda Colômbia, Bolívia, Brasil. Por que? Porque é onde vivemos e a resposta que nós temos que dar com a pesquisa na Universidade é para cá”, afirmou.

Regimes autoritários

A abertura do 2º Colóquio Internacional de Direitos Humanos contou com a presença do representante regional do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos para a América do Sul, Amerigo Incalcaterra, do diretor do UNIC Rio, Giancarlo Summa, e da coordenadora do próprio evento, Vanessa Oliveira Batista.

Ao final da mesa, o assunto dominante do debate entre palestrantes e participantes foi a apuração e o esclarecimento público das violações de direitos humanos praticadas no contexto da repressão política ocorrida na América Latina durante o período de regimes autoritários na região.

Confira algumas fotos do evento:

[nggallery id=5]

(*) Apresentação: Mônica Villela Grayley, da Rádio ONU em Nova York.

0 pensou em “Curso ‘Universitários pela Paz’ prioriza política da América Latina

  1. Direitos Humanos é um conjunto de normas e preceitos internacionais , que visa regulamentar todas as ações humanas que violam os direitos das pessoas em qualquer parte do mundo, só a ONU como um organismo internacional é quem tem condiçoes de propor para os países membros ações tais como, respeitar os direitos humanos para que as barbáries praticadas no passado contra as pessoas não aconteçam mais, logo os princípios funadamentais da dignidade dos seres humanos sejam respeitados por todos os povos da humanidade , com isso a sociedade será beneficiada e protegida contra ações contrárias e criminosas praticadas contra os direitos humanos.