Darfur: ONU pede às autoridades que facilitem entrega de ajuda humanitária

DARFUR: ONU pede às autoridades facilitar entrega de ajuda humanitária. Foto ONUA Subsecretária-Geral para Assuntos Humanitários e Coordenadora de Socorro de Emergência da ONU, Valerie Amos, pediu nesta segunda-feira (08/11) à administração local do conflito de Darfur para mostrar um compromisso mais forte em facilitar a entrega de ajuda humanitária aos necessitados, sem discriminação política ou étnica.

Amos expressou particular preocupação com as restrições de acesso às áreas afetadas no leste de Jebel Marra. A insegurança em Darfur tem limitado a capacidade das agências humanitárias para prestar assistência às pessoas afetadas pelo conflito, especialmente em áreas remotas. A Subsecretária-Geral também expressou preocupação com o aumento de sequestros de trabalhadores humanitários. Cerca de 30 trabalhadores humanitários foram sequestrados desde março de 2009. Quatro deles permanecem em cativeiro.

“Recebo positivamente os esforços do Governo para resolver os casos de sequestro e peço que os autores sejam detidos e levados à justiça. Acabar com a impunidade é a única maneira de resolver esta preocupante tendência”, disse Amos no quarto dia da sua missão ao Sudão.

Em Nyala, capital do estado de Darfur do Sul, Amos discutiu a questão dos retornos das pessoas internamente deslocadas com representantes da comunidade humanitária. “Garantir que os retornos aconteçam em um ambiente livre de intimidação é responsabilidade do Governo”, afirmou. “Os trabalhadores humanitários estão prontos a ajudar onde haja necessidade humanitária e o Governo não é capaz de fornecer o apoio necessário”, acrescentou. “Quando as pessoas deslocadas não querem voltar para sua área de origem, nós precisamos facilitar a sua integração nas comunidades existentes e apoiar o desenvolvimento de meios de subsistência”.