Debate anual da Assembleia Geral da ONU começa nesta terça-feira (19) com foco nas pessoas

Letreiro do lado de fora do prédio da Assembleia Geral da ONU em Nova Iorque para promover a 72ª sessão do debate geral. Foto: ONU/Kim Haughton
Letreiro do lado de fora do prédio da Assembleia Geral da ONU em Nova Iorque para promover a 72ª sessão do debate geral. Foto: ONU/Kim Haughton

Líderes globais reúnem-se na sede da ONU em Nova Iorque nesta semana para o encontro diplomático anual de alto nível conhecido como debate geral, que irá focar nas necessidades das populações mundiais e em discussões sobre questões vitais como desenvolvimento sustentável e mudanças climáticas.

A reunião deste ano terá a negociação do primeiro pacto intergovernamental sobre migração e a assinatura do primeiro acordo para a eliminação de armas nucleares.

O tema dos debates da 72ª sessão da Assembleia Geral da ONU é “focar nas pessoas — lutar pela paz e pela vida decente para todos em um planeta sustentável” e, nesse espírito, monarcas, presidentes e premiês devem lançar discussões que definirão respostas internacionais para muitos dos atuais desafios globais, incluindo conflitos prolongados, extrema pobreza e fome e a crise de refugiados.

Nesta terça-feira (19), o secretário-geral da ONU, António Guterres, apresentará seu relatório anual sobre o trabalho da Organização. O presidente da Assembleia, o eslovaco Miroslav Laj?ák, fará o discurso de abertura. Este será seguido pelo discurso do presidente do Brasil, Michel Temer, já que o país é tradicionalmente o primeiro a falar. Ele será seguido pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, como líder do país anfitrião.

Guterres iniciou a semana de intensa atividade diplomática na segunda-feira (18) com uma rodada de eventos de alto nível, entre eles, um encontro sobre a reforma da ONU, sobre o financiamento da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, e sobre a prevenção da exploração sexual e do abuso.

Outros destaques incluem um evento na quarta-feira (20) sobre o empoderamento econômico das mulheres; um debate ministerial do Conselho de Segurança sobre a reforma das operações de paz da ONU; e uma reunião especial da Assembleia para lembrar o Dia Internacional para a Total Eliminação das Armas Nucleares. Haverá ainda dois dias de reunião (27 e 28 de setembro) sobre o Pacto Global da ONU para Ação para o Combate ao Tráfico de Pessoas.

O debate geral começa nesta terça-feira (19), às 10h, e vai até segunda-feira, 25 de setembro. Acompanhe ao vivo em http://webtv.un.org; cobertura completa em https://nacoesunidas.org/tema/unga ou pela hashtag #UNGA.