Diretora da UNESCO saúda resolução do Conselho de Direitos Humanos para proteção dos jornalistas

(ACNUDH)A Diretora-Geral da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), Irina Bokova, saudou a aprovação pelo Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidas de uma resolução sobre a importância da segurança do jornalista como um elemento fundamental da liberdade de expressão.

A Resolução A/HRC/21/L6, aprovada por consenso, salienta a necessidade de assegurar uma melhor cooperação e coordenação internacionalmente com o objetivo de assegurar a segurança dos jornalistas, e incentiva maior implementação do Plano de Ação da ONU sobre a segurança dos jornalistas e a questão da impunidade, elaborado pela UNESCO.

“Essa resolução é um grande passo à frente. É também um reconhecimento do trabalho duro da UNESCO sobre esta questão crítica. Jornalistas muitas vezes pagam com suas vidas o direito de trabalhar e de informar.  Notícias alarmantes chegam todos os dias sobre a segurança de jornalistas em países afetados por conflitos, mas não só. Isso tem de parar. Devemos continuar a falar para garantir a segurança do jornalista e do livre fluxo de informações”, afirmou a Diretora-Geral.

Bokova também afirmou que a segunda Reunião Interagências sobre a Segurança dos Jornalistas e da Questão da Impunidade, que ocorrerá entre 22 e 23 de novembro de 2012 em Viena, Áustria, será o próximo passo importante no sentido de tornar o Plano de Ação da ONU uma realidade.