Doações de emergência às inundações no Paquistão são encorajadoras

Vítimas das enchentes devastadoras no distrito de Nowshera, no Paquistão, agora vivem em tendas improvisadas. Foto: ONU.A resposta dos doadores ao pedido de ajuda a milhões de pessoas afetadas pelas inundações no Paquistão é encorajadora, com quase metade dos 460 milhões de dólares necessários tendo sido recebidos. No entanto, as contribuições estão longe de serem suficientes, dada a magnitude da catástrofe, afirma a ONU.

227,8 milhões de dólares, ou 49,6% do montante total solicitado pelas agências da ONU e ONGs parceiras do plano de resposta humanitária ao Paquistão foram recebidos até agora, enquanto outros 42 milhões de dólares foram prometidos, segundo o Escritório das Nações Unidas de Coordenação de Assuntos Humanitários (OCHA).

“Agradecemos aos doadores por sua generosidade e pedimos que mantenham este ritmo acelerado de doações. O caminho à frente é longo. Todos devemos estar prontos para um aumento das necessidades”, disse o Subsecretário-Geral para Assuntos Humanitários e Coordenador da Assistência Emergencial da ONU, John Holmes.

“Observando esse desastre se desenrolar, o mundo cada vez mais compreende sua imensa magnitude”, disse Holmes. “Estou contente em ver agora uma resposta mais positiva às solicitações do Secretário-Geral e da comunidade humanitária para um maior e mais rápido financiamento”, acrescentou, referindo-se à visita do Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon, ao Paquistão, no domingo (15).

O Secretário-Geral deve hoje (19) informar a Assembleia Geral sobre sua visita do fim de semana ao Paquistão, durante o qual ele descreveu as cenas que viu como “de partir o coração” e disse que o país necessita de “assistência sem precedentes”. De acordo com estimativas do Governo, 15,4 milhões de pessoas foram afetadas pelas inundações, dos quais pelo menos seis milhões precisam de ajuda emergencial.