Enchentes prejudicam 200 mil na Austrália

O Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon, declarou nesta quarta-feira (05/01) que está preocupado com os danos causados pelas enchentes que afetaram a região nordeste da Austrália em dezembro. Ele expressou suas condolências às famílias das vítimas e afirmou que as Nações Unidas estão preparadas para prover toda ajuda necessária ao país.

Além de afetar a vida de mais de 200 mil pessoas, as enchentes destruíram culturas alimentares e interromperam atividades industriais, causando um prejuízo de quase um bilhão de dólares.

A Representante Especial do Secretário-Geral para a Redução do Risco de Desastres, Margareta Wahlström, comentou a situação das enchentes e lembrou que os chamados “desastres naturais” são efeitos das ações humanas e que é necessário um re-planejamento das estratégias de prevenção de risco para diminuir seus impactos. “Se continuarmos a tratar estes desastres como eventos desconexos de nossas ações, não haverá mudanças, e continuaremos vulneráveis a danos cada vez maiores.”