Resgaste do patrimônio natural da República Democrática do Congo será foco de encontro da ONU

A Organização das Nações Unidas e o Governo da República Democrática do Congo (RDC) realizarão um encontro, na semana que vem, para discutir maneiras de melhor proteger cinco localidades da vasta nação africana inscritos na Lista do Patrimônio Mundial em Perigo, que têm sido degradadas devido à instabilidade política nas últimas duas décadas.

“A contínua insegurança devido à presença de grupos armados e a proliferação de armas, bem como um desrespeito à lei e à ordem generalizados, levaram à maciça caça ilegal”, declarou a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO).

O encontro acontecerá no dia 14 de janeiro, na capital, Kinshasa, e será presidido pelo Primeiro-Ministro da RDC, Adolphe Muzito, e pela Diretora-Geral da UNESCO, Irina Bokova. Entre os participantes estarão representantes do governo, de ONGs e doadores, que examinarão o estado das localidades, reforçarão o compromisso de restauração e proteção das autoridades congolesas, redefinirão o apoio da comunidade internacional e adotarão um plano de ação para aumentar sua proteção.