Especialistas da ONU aprovam novo padrão de carregador e bateria universal para diminuir lixo eletrônico

Especialistas da UIT aprovaram padrões para reduzir o lixo eletrônico. Imagem: UIT
Especialistas da UIT aprovaram padrões para reduzir o lixo eletrônico. Imagem: UIT

Os especialistas da União Internacional de Telecomunicações (UIT) decidiram um novo padrão de carregador universal e bateria para dispositivos portáteis que não faça mal ao meio ambiente. A informação foi divulgada pela agência da ONU na sexta-feira (20).

Em um encontro em Lima, no Peru, entre os dias 2 e 13 de dezembro, eles também chegaram a um acordo sobre a metodologia a ser utilizada pelos fabricantes para a informação da quantidade de metais raros contidos em seus dispositivos, aumentando a eficiência da reciclagem de tecnologias da informação e comunicação (TIC).

O novo carregador universal foi especificamente projetado para reduzir o lixo eletrônico em 300 mil toneladas ao ano e aumentar a própria usabilidade. Ele possui um design ambientalmente amigável, possui grande eficiência energética e sua produção diminui as emissões de gases estufa na atmosfera.

No encontro, os peritos também aprovaram um conjunto de parâmetros para a fabricação de baterias mais duradouras, que devem reduzir o futuro impacto ambiental do objeto sem comprometer a sua segurança.