Lista para nova chefia da FAO inclui ex-ministro brasileiro

Graziano da SilvaJosé Graziano da Silva, diretor regional da agência na América Latina e ex-ministro do Fome Zero concorre ao lado de candidatos da Áustria, da Espanha, da Indonésia, do Irã e do Iraque; eleição será em junho.

Mônica Villela Grayley, da Rádio ONU em Nova York.

Um ex-ministro do Brasil é um dos candidatos à chefia da Organização da ONU para Agricultura e Alimentação, FAO.

José Graziano da Silva que ocupou a pasta da Segurança Alimentar e do Combate à Fome, no início do governo Lula, concorre ao lado de candidatos da Áustria, da Espanha, da Indonésia, do Irã e do Iraque.

Votação Secreta

A lista inclui seis nomes. E a eleição está marcada para junho. O anúncio foi feito nesta terça-feira, na sede da FAO em Roma.

A escolha do novo diretor-geral da agência ocorrerá em votação secreta logo no início da nova conferência do órgão, de 25 de junho a 2 de julho.

Concorrrem ainda o ex-ministro austríaco e comissário europeu, Franz Fischler, o indonésio Indroyono Soesilo, o iraniano Mohammad Saeid Noori Naeini, o iraquiano Abdul Latif Rashid, e o ex-ministro do Exterior da Espanha, Miguel Ángel Moratinos Cuyaubé.

O novo diretor-geral da FAO terá um mandato para o período de janeiro de 2012 a fim de julho de 2015.

O candidato é eleito pela maioria e cada país tem direito a um voto. O vencedor irá substituir o atual chefe da FAO, Jacques Diouf.

Clique aqui para ouvir a matéria da Rádio ONU.

1 pensou em “Lista para nova chefia da FAO inclui ex-ministro brasileiro

  1. Muito bom dia, eu queria somente felicitar o Sr.José pela sua eleiçao a teste de FAO, pra mim foi um homem justo para este cargo tendo em conta a boa politíca do seu país na luta contra a fome no mundo em geral e em particular nos países em industrialização como o caso da Guiné-Bissau.
    Ainda espero esta nova direção de FAO vai apoiar no maximo o meu país porque precisamos muito de apoio na area de alimentação, fico por aqui por enquanto e volto mais vezes se hover necessidade.

Os comentários estão fechados.