Marta participa de campanha da ONU na Copa do Mundo de Futebol Feminino

Marta Vieira da SilvaEnquanto as melhores equipes de futebol do mundo estiverem se enfrentando na Alemanha durante a Copa do Mundo de Futebol Feminino, o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) usa o evento para destacar a necessidade de capacitar as mulheres para desempenharem papéis de liderança na vida diária, da casa à escola e ao local de trabalho. O PNUD começou uma campanha de sensibilização sobre os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) na Copa do Mundo, que começou ontem (26/06) e vai até 17 de julho em nove cidades de toda a Alemanha.

A campanha – com base em anúncios e plataformas de mídia social como o Twitter e o Facebook – visa aumentar o apoio aos esforços para atingir os ODM, as metas sociais e econômicas acordadas mundialmente com prazo até 2015, particularmente aquelas relativas às mulheres. O PNUD observou que as mulheres continuam a ganhar menos do que os homens quando desempenham o mesmo trabalho, têm acesso desigual a terra e aos direitos de herança em alguns países, e estão subrepresentadas nas legislaturas em todo o mundo.

Uma das Embaixadoras da Boa Vontade da agência é a estrela brasileira do futebol Marta Vieira da Silva, que em um anúncio lançado para coincidir com o torneio, diz: “A força, a assiduidade e a sabedoria das mulheres continuam a ser o maior recurso inexplorado da humanidade. Somente através da participação plena e igualitária da mulher na vida pública e privada podemos esperar quebrar ciclos de pobreza e alcançar os ODM.”

Marta, vencedora do prêmio de melhor jogadora da FIFA nos últimos cinco anos consecutivos, foi nomeada Embaixadora da Boa Vontade do PNUD em 2010 para promover os ODM com foco especial sobre a dimensão do gênero da pobreza.