Na Rússia, Ban pede ‘diálogo honesto e construtivo entre Kiev e Moscou’, após falar com Putin

Ban e Putin no Kremlin, em Moscou. Foto: ONU/Eskinder Debebe.

O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, se reuniu nesta quinta-feira (20) com o presidente russo, Vladimir Putin, e enfatizou a necessidade de acabar com a tensão entre a Rússia e a Ucrânia, bem como restaurar a “relação fraternal” entre os dois países.

“É claro que estamos em uma encruzilhada. Vou continuar cumprindo meu dever de secretário-geral da ONU e engajar [no diálogo] todas as partes relevantes. Devemos empregar todas as ferramentas diplomáticas possíveis à nossa disposição para resolver esta crise, que tem graves implicações políticas e econômicas”, disse Ban à imprensa, logo após o encontro no Kremlin.

Depois de uma “reunião muito produtiva e construtiva” com o presidente Putin, Ban falou sobre a posição indiscutível da Rússia no cenário internacional. “Como membro permanente do Conselho de Segurança, a Rússia é crucial para a manutenção da paz e da segurança internacionais – especialmente nesta região”.

O secretário-geral disse também que “o presidente Putin tem sido um dos parceiros mais importantes das Nações Unidas e um líder internacional que, várias vezes, se mostrou a favor da resolução de disputas internacionais no âmbito da Carta das Nações Unidas”.

Durante a reunião, Ban exortou todas as partes a “abster-se de quaisquer ações precipitadas ou provocativas que podem agravar ainda mais uma situação já muito tensa e volátil”.

O secretário-geral continuará sua missão diplomática e irá para Kiev, onde se reunirá com o presidente interino, Oleksandr Turchynov, e o primeiro-ministro da Ucrânia, Arseniy Yatsenyuk.