Nova iniciativa busca unir a ONU e o mundo acadêmico

Mais de 300 representantes de universidades, membros de faculdades e estudantes de todo o mundo se reuniram hoje (19) na sede das Nações Unidas, em Nova York, para o lançamento do programa Impacto Acadêmico das Nações Unidas (UNAI, na sigla em inglês), uma nova iniciativa que buscará criar parcerias entre os organismos internacionais e o ambiente acadêmico, promovendo uma cultura de responsabilidade intelectual.

“Ao compartilhar ideias entre fronteiras e disciplinas, podemos achar soluções para os problemas interconectados que causam tanto sofrimento”, disse o Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon, em discurso de abertura do evento. O lançamento inclui uma conferência de dois dias na qual os participantes se comprometerão com 10 princípios extraídos da Carta das Nações Unidas, a Declaração dos Direitos Humanos e dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio.

Cada uma das mais de 500 instituições associadas, em mais de 90 países, se comprometeu a realizar pelo menos uma atividade ou projeto a cada ano que apoiará e promoverá de forma tangível a realização desses princípios. Ban descreveu a parceria como uma relação mutuamente benéfica.

Ele falou também sobre o importante papel que acadêmicos e intelectuais desempenharam no passado e no presente da ONU, e mostrou o impacto positivo que a parceria pode trazer no futuro. “Ao formalizar nosso relacionamento hoje, podemos ampliar o já grande impacto que a comunidade acadêmica proporciona. Uma simples ideia pode gerar um grande avanço que salva milhões de vidas. Uma nova tecnologia pode poupar populações inteiras do sofrimento. Mesmo uma teoria pode desbloquear a ação para a paz”, revelou Ban.

A primeira conferência do UNAI se realizará no Centro Niemeyer nas Astúrias, Espanha, em 15 de dezembro. Batizado com o nome de Oscar Niemeyer, o único sobrevivente do grupo de arquitetos que projetou a sede da ONU há 63 anos, o centro abre as suas portas no aniversário de 103 anos do arquiteto brasileiro para sediar a conferência do UNAI.