Obama encoraja processo de paz no Oriente Médio em discurso na ONU

O Presidente dos EUA, Barack Obama, durante Assembleia Geral das Nações Unidas. Foto: ONU.O Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, pediu ontem (24/09) à comunidade internacional para dar apoio ao processo de paz no Oriente Médio, aproveitando o seu discurso na Assembleia Geral da ONU em que solicitou a israelenses e palestinos que avancem em seus esforços para reforçar a confiança mútua.

Após meses de negociações para uma aproximação, negociações diretas sobre o Oriente Médio foram lançadas no início deste mês pelo Primeiro-Ministro israelense, Benjamin Netanyahu, e pelo Presidente da Autoridade Palestiniana, Mahmoud Abbas, quando eles estiveram juntos em Washington DC, sob os auspícios dos EUA.

Obama declarou no debate de alto nível da Assembleia Geral, que ocorre anualmente em Nova York, que existe um elevado grau de pessimismo em torno deste processo. “Os cínicos dizem que israelenses e palestinos são muito desconfiados uns dos outros, e muito divididos internamente, para forjar uma paz duradoura”, disse ele. “Os que não acreditam na paz vão tentar interromper o processo, com palavras amargas e com bombas”.

Mas o líder dos EUA advertiu que sem um acordo, “os palestinos nunca conhecerão o orgulho e a dignidade que vêm com seu próprio Estado”. Os israelenses, ele ressaltou, “nunca conhecerão a certeza e segurança que vêm com vizinhos soberanos e estáveis que estejam comprometidos com a coexistência”. Obama incentivou Netanyahu e Abbas a renovarem seus compromissos verbais com ações.