ONU destaca papel da mídia em promover a paz no Oriente Médio

Soldados israelenses inspecionam documentos de palestinos em posto de checagem. Foto: ONUO papel da mídia em fomentar o diálogo e a compreensão entre israelenses e palestinos foi o tema central do seminário das Nações Unidas que ocorreu na última quinta-feira (22) em Lisboa, Portugal. Décimo sétimo de uma série organizada pelo Departamento de Informação Pública das Nações Unidas (DPI), o encontro será realizado em cooperação com o Ministério dos Negócios Estrangeiros de Portugal e pretende sensibilizar a opinião pública para a questão da Palestina e o processo de paz.

Como esse ano marca o décimo aniversário da adoção da Resolução 1325 do Conselho de Segurança sobre as mulheres, a paz e a segurança, o seminário incidirá também sobre o papel das mulheres israelenses e palestinas na consolidação da paz no Oriente Médio. A reunião deverá contar com a presença de cerca de 120 participantes do Oriente Médio e de Portugal, além de outras partes do mundo. Entre eles figuram antigos e atuais líderes políticos, funcionários da Administração Pública, diplomatas, representantes da sociedade civil, parlamentares, representantes do mundo acadêmico e jornalistas.

Também estarão presentes o representante da Aliança de Civilizações e ex-Presidente de Portugal, Jorge Sampaio, e o Subsecretário-Geral da ONU para Comunicação e Informação Pública, Kiyo Akasaka, que lerá uma mensagem do Secretário-Geral Ban Ki-moon.

O seminário será dividido em cinco painéis: O papel dos meios de comunicação social israelenses e palestinos na redução das tensões e na criação de um ambiente que conduza à paz; Novos meios de comunicação versus meios de comunicação tradicionais: aliados ou adversários na promoção do processo de paz?; O papel das mulheres israelenses e palestinas na consolidaçao da paz no Oriente Médio; Utilizar os novos meios de comunicação social para conseguir uma mudança positiva no Oriente Médio; Iniciativa da Sociedade Civil: A contribuição dos presidentes de câmara israelenses e palestinos para a paz e a segurança no Oriente Médio.