ONU media libertação de trabalhadores de ajuda humanitária tomados como reféns no Sudão

Funcionários das Nações Unidas ajudaram a garantir a libertação de 12 trabalhadores humanitários sudaneses, feitos reféns por um grupo de jovens em um acampamento para pessoas deslocadas internamente, na região de Darfur.

Representantes da Missão Conjunta das Nações Unidas e da União Africana em Darfur (UNAMID) e o Escritório da ONU para a Coordenação de Assuntos Humanitários (OCHA) trabalharam com os líderes do campo de deslocados de Kalma, em Darfur do Sul, para mediar com sucesso a libertação, que deve ocorrer ainda hoje, segundo comunicado da UNAMID.

Os trabalhadores, que conduziam uma campanha de vacinação em Kalma, foram tomados como reféns na segunda-feira (11), aparentemente em retaliação à prisão de um deslocado interno que trabalhava para uma ONG. Algumas organizações humanitárias suspenderam suas operações em Kalma após os trabalhadores serem tomados como reféns, informou a UNAMID.

Os campos de deslocados surgiram em três estados de Darfur desde o conflito mortal de 2003 entre rebeldes, forças do Governo e milicianos aliados. A UNAMID está presente desde o início de 2008, como tentativa de acabar com os combates e aliviar o sofrimento humanitário.