Arquivo da tag: UNAMID

ONU media libertação de trabalhadores de ajuda humanitária tomados como reféns no Sudão

Funcionários das Nações Unidas ajudaram a garantir a libertação de 12 trabalhadores humanitários sudaneses, feitos reféns por um grupo de jovens em um acampamento para pessoas deslocadas internamente, na região de Darfur.

Representantes da Missão Conjunta das Nações Unidas e da União Africana em Darfur (UNAMID) e o Escritório da ONU para a Coordenação de Assuntos Humanitários (OCHA) trabalharam com os líderes do campo de deslocados de Kalma, em Darfur do Sul, para mediar com sucesso a libertação, que deve ocorrer ainda hoje, segundo comunicado da UNAMID.

Os trabalhadores, que conduziam uma campanha de vacinação em Kalma, foram tomados como reféns na segunda-feira (11), aparentemente em retaliação à prisão de um deslocado interno que trabalhava para uma ONG. Algumas organizações humanitárias suspenderam suas operações em Kalma após os trabalhadores serem tomados como reféns, informou a UNAMID.

Os campos de deslocados surgiram em três estados de Darfur desde o conflito mortal de 2003 entre rebeldes, forças do Governo e milicianos aliados. A UNAMID está presente desde o início de 2008, como tentativa de acabar com os combates e aliviar o sofrimento humanitário.

Atiradores matam capacete azul no Darfur

Um soldado a serviço da Missão Conjunta de Paz das Nações Unidas e da União Africana em Darfur (UNAMID) foi morto ontem (05/04) após ter sido sequestrado na sequência de um tiroteio no norte do Sudão, região devastada pela guerra.

A UNAMID informou que um grupo de homens armados emboscou uma patrulha da Missão durante o retorno à cidade de Fata Borno, no Darfur do Norte. Os capacetes azuis contra-atacaram, matando um dos agressores, mas outros integrantes do grupo conseguiram tomar um veículo com três soldados da UNAMID, dois dos quais foram libertados mais tarde, ambos feridos, com um deles em estado grave. Eles foram levados para a cidade vizinha de Kutum para tratamento médico.

Descobriu-se que o terceiro soldado foi morto, segundo comunicado de imprensa emitido pela Missão.

A UNAMID tem mais de 17.700 soldados em Darfur, região árida e remota no oeste do Sudão que tem sido palco de combates entre forças do governo, milícias e rebeldes desde 2003.

Faltam helicópteros nas missões de paz

Com cerca de 100 mil funcionários servindo em 15 missões de paz, as Nações Unidas têm enfrentado dificuldades para conciliar o aumento de pessoal e o déficit de recursos, afirmou nesta terça-feira (22/02) o Subsecretário-Geral de Operações de Paz da ONU, Alain Le Roy, durante o debate anual da Comissão Especial da Assembleia Geral sobre a Manutenção da Paz. Ele lembrou ainda que alguns recursos fundamentais para as missões, como helicópteros, só podem ser fornecidos pelos Estados-Membros.

Segundo Le Roy, os helicópteros militares são requisitados pelas operações que atuam em áreas extensas e remotas, como é o caso da Missão Conjunta de Paz das Nações Unidas e da União Africana em Darfur (UNAMID) e da Missão de Estabilização da ONU na República Democrática do Congo (MONUSCO). “Devo ressaltar, mais uma vez, que forças de paz dão proteção a milhões de civis diariamente. Este é um fato que frequentemente passa despercebido”, alertou.

O Presidente da Assembleia Geral, Joseph Deiss, ressaltou a importância de que todos os Estados-Membros estejam envolvidos nas missões de paz. Apesar das decisões sobre os mandatos serem tomadas pelo Conselho de Segurança, cabe à Assembleia Geral deliberar sobre financiamento, elaboração de políticas e diretrizes e sobre a revisão das implementações das missões.

Violência volta a eclodir em Darfur

Patrulha da UNAMID no Darfur do NorteO chefe da missão conjunta de paz das Nações Unidas e da União Africana em Darfur (UNAMID), Ibrahim Gambari, pede calma após os últimos confrontos na cidade de Nertiti, no estado de Darfur Ocidental.

A violência eclodiu em Nertiti, localizada a 63 quilômetros a leste da cidade de Zalingei, no domingo (09/01), após um funcionário do Serviço de Inteligência Nacional e de Segurança do Sudão (NISS) ter sido morto por atiradores não identificados. Após os disparos, as autoridades locais realizaram buscas nas casas dos suspeitos, provocando mais tensão e uma troca de tiros, provocando a morte de um policial e de um funcionário da NISS.

Uma equipe de avaliação UNAMID visitou o local após os distúrbios para recolher informações junto à população local, observando que várias casas foram queimadas e lojas do mercado local haviam sido fechadas. A situação agora está mais calma e UNAMID continua a sua verificação e patrulhas de rotina na área afetada.

Na sede da ONU em Nova York, o Conselho de Segurança disse que ficou profundamente preocupado com a escalada da violência em Darfur, incluindo o sequestro em 13 de janeiro de três membros do Serviço Aéreo de Ajuda Humanitária da ONU (UNHAS).

“Os membros do Conselho pedem a todas as partes que cessem as hostilidades imediatamente para garantir o pleno e livre acesso dos membros da UNAMID em toda a zona da missão, e para permitir que trabalhadores humanitários possam prestar assistência aos necessitados”, disse o Presidente do órgão no mês de janeiro, Embaixador Ivan Barbalic da Bósnia-Herzegóvina.

Membros do Serviço Aéreo Humanitário são sequestrados em Darfur

Três búlgaros da equipe do Serviço Aéreo Humanitário das Nações Unidas (UNHAS) foram sequestrados nesta quinta-feira (13/01) na região oeste de Darfur, segundo informações da Missão Conjunta da ONU-União Africana em Darfur (UNAMID). O incidente ocorreu um mês após a libertação de três membros da Letônia, também integrantes do UNHAS, sequestrados por homens armados e mantidos em cativeiro desde novembro em Nyala, no sul da região.

Coordenado pelo Programa Mundial de Alimentos (PMA) o Serviço Aéreo Humanitário leva trabalhadores da ONU e de organizações não-governamentais, bem como jornalistas e outros, para algumas áreas em situações de emergência e de difícil acesso. Ele desempenha um papel fundamental no alcance de áreas remotas e em casos onde a insegurança impede o transporte por terra.